Conheça a beta-alanina, um beta-aminoácido que aliado a creatina, pode proporcionar excelentes resultados no ganho de massa muscular.
O organismo produz muitas substâncias que são necessárias para a manutenção e melhora do mesmo. O corpo produz aminoácidos efetivos, os quais são necessários para ter crescimento muscular. Porém, é possível aliar à produção feita pelo corpo a suplementação de aminoácidos advinda de alimentos ricos desse nutriente.
Um desses aminoácidos, muito importante para a construção muscular, é o beta-alanina. Não é considerado um aminoácido essencial, por ser produzido no organismo, entretanto é possível ingeri-lo para aumentar a concentração deste no organismo. Os aminoácidos são responsáveis pela produção e síntese de proteína dentro das células, principal nutriente que compõem as fibras musculares. Contudo, beta-alanina sozinha não sintetiza as proteínas.
Benefícios da Beta-alanina
Sua principal função é promover a concentração de carnosina, molécula com aminoácidos do tipo histidina e alanina. Quando a carnosina está em alta concentração no músculo, diminui e atrasa as falhas musculares. Quando a beta-alanina aumenta a concentração da carnosina nos músculos, o desempenho durante treinos de grande intensidade fica melhor, proporcionando ao atleta a possibilidade de conseguir melhores resultados.
A principal função da beta-alanina, então, é melhorar a performance dos praticantes de musculação, fazendo com que eles consigam trabalhar os músculos em uma maior intensidade e por mais tempo. Além disso, é possível ver maior resistência aeróbica e anaeróbica, força e explosão, e ganho de massa muscular.
Beta-alanina e a Creatina
Vários estudos têm aliado o uso do beta-alanina ao consumo de creatina como sendo uma das suplementações mais benéficas aos atletas que buscam treinos mais pesados e com melhores resultados. A creatina promove o ganho de massa muscular, juntamente com uma maior força e energia para os atletas durante os treinos mais intensos. Ao unir a possibilidade de manter por mais tempo um treino intenso, o ganho de massa e a força, o atleta poderá ver resultados benéficos que ele procura no treino.
Alguns produtos no mercado de suplementos tem a Beta-alanina em sua composição, os mais conhecidos são os “pré-treino” (óxido nítrico), como os já citados aqui no blog, Super Charge Xtreme da Labrada no qual eu (Admin Carlos) já postei o relato, e o famoso Jack3d da USB Labs. As versões vendidas aqui no Brasil não devem conter a Beta-alanina em suas composições, já que a ANVISA não liberou a venda da substância no país, não só na composição de outros suplementos, como é claro também na forma concentrada, vide o produto da Optimum Nutrition na imagem no início do artigo.
Para aumentar o poder dos benefícios do beta-alanina é necessário fazer o uso prolongado do suplemento. Consumindo cerca de quatro até seis gramas do aminoácido diariamente, no máximo, o que pode aumentar a concentração de carnosina no organismo em 60%. Com o uso durante mais 35 dias, o aumento de carnosina nos músculos sobe para mais 20%.
Para adicionar creatina à suplementação, deve ser iniciado o ciclo deste suplemento duas semanas após o começo do consumo de beta-alanina. O ciclo de creatina é em torno de quatro até 12 semanas. Os benefícios do beta-alanina podem ser mais bem vistos quando forem tomados em 4 doses de 800 mg. Tomar as doses de uma só vez não promove resultado tão bem quanto dividi-las.
Para ver a sua real necessidade suplementação consulte seu médico, faça exames periódicos. Também consulte um nutricionista para que ele alie, além da suplementação, alimentação saudável e balanceada à sua rotina de treinos. Consulte um profissional do esporte para ele acompanhe sua rotina de exercícios e faça com que os resultados sejam ainda mais recompensadores.
por Raquel Torres Costa Bressan Redatora formada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa.
Fonte: Treinomestre