O que é suplemento Pré Treino?
Os suplementos pré-treinos para hipertrofia e disposição nos treinos, também comercializados como seu nome em inglês “pre-workout’, são compostos que combinam vários ingredientes em um único suplemento cuja finalidade é aumentar a disposição e a performance nos treinos.
Quem usa esse tipo de suplemento, deseja atingir um objetivo de forma mais rápida e eficaz.
Esse objetivo pode ser maior oferta de energia para ser gasta durante as práticas de atividades físicas, principalmente as mais intensas, ou nutrientes que favorecem o ganho de massa muscular.
Qual o melhor Pré-Treino?
Para esse artigo não ficar muito extenso, nós preparamos um outro artigo com base em uma enquete realizada aqui no Treino Mestre, além de pesquisas em fóruns e sites especializados, e enumeramos os melhores pré-treinos do mercado mundial na atualidade.
Antes de comprar o seu pré-treino, vale a leitura para poder fazer a melhor escolha de acordo com seu objetivo.
Composição
- O pré-treino possui em sua composição a mistura de várias substâncias precursoras NO2 (óxido Nítrico), como a arginina, taurina, beta-alanina, dimetilamina, fosfatos, entre outras.
- Além das proteínas e aminoácidos concentrados, presentes em outros suplementos bastante conhecidos, como Whey Protein, BCAA, creatina, e a substância estimulante mais famosa de todas, a cafeína, também presente nos principais termogênicos. Cada marca de suplemento varia a sua composição.
- Os suplementos mais comuns, entre os mais comercializados, são os que possuem a mistura de creatina, que é um composto proteico, e a cafeína, um estimulante do sistema nervoso central.
Para que serve o pré-treino?
O embasamento do uso de pré-treino é de que eles, quando utilizados antes dos exercícios físicos, principalmente os mais intensos, seja de maneira isolada ou combinados entre si, pode favorecer os adeptos de treinos.
A finalidade do uso desses suplementos depende do objetivo pelo qual serão utilizados.
A principal finalidade é melhorar o desempenho dos treinos para alcançar o objetivo final que é ganhar mais massa muscular.
Além disso, o suplemento pré-treino é responsável, também, por ofertar ao organismo substrato energético para que possam, também, manter ou até aumentar a performance durante os treinos.
Por isso, é necessária uma combinação adequada, em termos de componentes e quantidades, para que esse suplemento possa oferecer ao organismo condições de melhorar o desempenho nos treinos, através da força e da resistência muscular.
7 grande Benefícios dos pré-treino
Os benefícios que o pré-treino pode oferecer são vários e dependem da finalidade pela qual esses suplementos são ingeridos.
Mas, no geral, os benefícios ofertados por esses suplementos podem ser:
1. Oferta de maior aporte energético
Alguns suplementos pré-treino contêm carboidratos como a maltodextrina na sua composição.
Sabemos que os carboidratos são os nutrientes responsáveis em fornecer energia para o corpo, ou seja, são a fonte primária de energia da qual precisamos para podermos realizar nossas atividades diárias.
Nos exercícios físicos, as necessidades de energias corporais estão aumentadas e o praticante precisa ingerir os carboidratos em maior quantidade através da alimentação, ou em casos mais intensos, com o uso de suplementos para que sejam adicionados maior teor energético à alimentação.
Quando não ingerimos carboidratos de forma adequada e suficiente, principalmente quem treina, alguns efeitos indesejados podem surgir como queda da glicose sanguínea (hipoglicemia).
Sem glicose para o cérebro, o que pode ocorrer são náuseas, vômitos, tonturas, visão embaçada, fadiga, desmaios e até coma.
Bons suplementos pré-treinos conseguem ofertar ao organismo um aporte energético adequado para que possam exercer a sua função durante os treinos que é de fornecer combustível para o cérebro e para as células musculares em forma de glicogênio muscular e, ainda, para serem armazenados no organismo como reserva energética para serem utilizados quando o organismo precisar.
2. Redução da fadiga
Esse benefício do pré-treino se dá pela ação da cafeína, um dos ingredientes mais utilizados na composição dos suplementos pré-treinos.
A cafeína é uma substância encontrada em alimentos como café, refrigerantes, guaranás, chás e chocolates.
Ela atua de forma a interferir no envio de sinais neuromusculares em relação à fadiga e à dor.
Isso faz com que o tempo de duração de treinos e exercícios seja maior, pois o corpo não sente exaustão de imediato e não prejudica o desempenho muscular.
3. Melhora do desempenho nos treinos
A combinação de substâncias energéticas e proteicas nesses suplementos tem favorecido quem consome esses suplementos no sentido de melhorar o desempenho e rendimento dos atletas e esportistas.
Esse rendimento se dá pela associação das substâncias que compõem esses suplementos em vez de apenas um tipo de substância, ou seja, esses suplementos são considerados melhores para aumentar o desempenho de quem treina do que os suplementos consumidos de forma isolada, pois fornecem as substâncias necessárias, seja energia ou substrato para o crescimento muscular, para aumentar o rendimento.
4. Aumento da força e da resistência
O pré-treino que fornece esse benefício geralmente são os que contêm a creatina.
A creatina é um composto que une os aminoácidos glicina, arginina e metionina na sua composição.
A creatina também é produzida por órgãos como o fígado, o pâncreas e os rins e está presente em grande quantidade nos músculos.
Por isso, esta substância proteica tem sido muito utilizada com a finalidade de aumentar a força em praticantes de treinos como de musculação e em atletas também.
5. Aumento da massa muscular
O aumento da massa muscular ocorre com a suplementação no pré-treino de suplementos ricos em aminoácidos, unidades que formam as proteínas.
Entre os suplementos mais utilizados para essa finalidade estão os que contêm a creatina.
Comprovações mostram que quando um suplemento com creatina é ingerido promove o aumento dos níveis de creatina presente nas células musculares.
Isso favorece todo o processo de construção muscular, pois melhora a performance e a força dos adeptos desse suplemento, fazendo com que cheguem ao objetivo principal que é o ganho de massa muscular.
Ainda, a maioria dos aminoácidos desses suplementos é classificada como essenciais.
Esses aminoácidos são indispensáveis para quem deseja aumentar a massa muscular, pois são a principal fonte de substrato dos músculos para que eles consigam se hipertrofiar.
6. Aumento da vasodilatação
O aumento da dilatação de vasos no organismo se dá por algumas substâncias presentes nesses suplementos, entre elas a L-arginina.
Essas substâncias agem diretamente na musculatura dos vasos sanguíneos fazendo com que eles se dilatem.
A finalidade da vasodilatação é para aumentar o fluxo sanguíneo corporal de forma que o fluxo de nutrientes para os músculos seja aumentado, acelerado e contínuo.
Dessa forma, os músculos se beneficiam em termos de recuperação, pois o tempo de recuperação muscular se torna menor e o anabolismo muscular passa a ficar aumentado.
7. Estímulo do sistema nervoso central
O estímulo do sistema nervoso central se dá pela ação de substâncias estimulantes, entre elas a cafeína, que é a mais utilizada em suplementos pré-treino.
Comprovadamente, essas substâncias atuam de forma a exercerem um efeito ergogênico, ou seja, melhoram o desempenho e aumentam a performance dos esportistas.
Para quem é Indicado?
1° Esse tipo de suplemento é mais indicado para pessoas que querem dar aquele “up” nos resultados, aumentando não só a disposição durante os treinos, mas ao longo do dia, já que muitos componentes presentes nos pré-treinos, promovem o aumento de atenção, raciocínio e promovendo não só a disposição física como mental também.
2° Além de aumentar o ganho de massa muscular, já que muitos deles possuem creatina.
É recomendado o uso somente por pessoas que realmente precisam desse tipo de suplemento e pessoas em condições saudáveis, caso contrário efeitos indesejados podem surgir.
Para quem não é indicado?
A contraindicação do uso de pré-treino depende da avaliação de um profissional especializado e do tipo de suplemento, já que a composição pode variar.
Porém, existem pessoas que devem evitar consumir esses compostos, pois as substâncias contidas neles podem agravar ainda mais o problema de saúde que possuem ou prejudicar a condição em que se encontram.
Portanto, é desaconselhável o uso desses suplementos nas seguintes situações:
- Hipertensão arterial;
- Problemas cardiovasculares;
- Problemas hepático e renal;
- Alterações no sistema nervoso central;
- Insônia;
- Gestantes.
Efeitos colaterais dos pré-treinos
Os efeitos colaterais causados pelo consumo do pré-treino estão ligados às substâncias que cada um dos produtos podem conter, pois podem variar dependendo do fabricante.
Porém, existem alguns efeitos colaterais gerais que o consumo desses suplementos em longo prazo, sem necessidade ou de forma exagerada, pode causar. São eles:
- Agravamento de problemas hepáticos pré-existentes devido o consumo aumentado de proteínas;
- Agravamento de Problemas renais pré-existentes: também devido o consumo aumentado de proteínas;
- Problemas cardiovasculares: arritmia, infarto, insuficiência cardíaca, paradas cardíacas, entre outras. Isso se dá por causa do consumo excessivo de substâncias estimulantes;
- Problemas neurológicos: ansiedade, insônia, síndrome do pânico, depressão, entre outras, por causa dos estimulantes;
- Dependência do sistema nervoso central: também devido o consumo de substâncias estimulantes;
- Hipertensão arterial;
- Neuroparestesia: é a sensação de formigamento em várias regiões do corpo causada pela substância beta-alanina que se liga aos neurônios sensoriais localizados na pele.
Como tomar?
O uso do pré-treino e de qualquer outro suplemento, só deve ser feito por indicação médica ou nutricional.
O uso de suplementos por contra própria ou sem necessidade pode causar sérias complicações à saúde.
Com água gelada antes do treino
Esses suplementos são encontrados na forma de pós e podem ser diluídos em líquidos como a água. Nos rótulos geralmente vem explicando a forma de preparo. Podem ser ingeridos cerca de meia hora antes dos treinos misturados com água gelada.
Quanto à quantidade/dosagem do pré-treino, também vem no rótulo, já que depende da composição de cada produto, não dá para generalizar e determinar a mesma quantidade para todos.
Daí a importância de se consultar com um profissional especializado que vai personalizar o suplemento de acordo com a necessidade de cada pessoa.
É recomendado, ainda, ingerir esses suplementos junto com as refeições pré-treinos para fornecer ao organismo um aporte adequado de nutrientes na proporção certa.
O consumo isolado desses suplementos antes dos treinos, principalmente após longo tempo em jejum, provavelmente não irá fazer o efeito desejado, ao contrário, em vez de contribuir para melhorar o desempenho, pode ocorrer o catabolismo muscular por falta de substrato necessário para a recuperação e anabolismo muscular.
Relatos
Está tomando um pré-treino de determinada marca ou já tomou e quer deixar seu relato sobre os resultados? Utilize nosso espaço para comentários logo abaixo e compartilhe sua experiência conosco
Fonte: Treinomestre