Quando se fala em exercícios para perder peso a primeira imagem que vem à mente são treinos pesados na academia, corrida, bike, etc. Mas há mais uma forte aliada nessa luta: a dança.
Quem pensa que dançar não passa do “dois pra cá, dois pra lá” está muito enganado. A dança é uma atividade divertida e uma ótima maneira de queimar muitas calorias. Mesmo quem nunca dançou ou é mais inibido pode usufruir dos ganhos que a prática proporciona.
E os benefícios da dança vão além da estética, dançar faz bem à saúde e gera sensação de bem estar. Entre os benefícios da dança estão:
- Aumento do fluxo sanguíneo, melhorando a capacidade respiratória;
- Melhora das funções vitais do organismo – digestão, respiração, circulação;
- Queima calorias. Ritmos mais intensos podem gastar até 700 calorias em uma hora de aula;
- Combate à tensão e o estresse;
- Aumenta a consciência corporal e a flexibilidade;
- Eleva a autoestima.
- E claro, como citado inicialmente, ajuda emagrecer!
Aprender um ritmo faz bem para o cérebro, pois trabalha a concentração, coordenação motora, equilíbrio, agilidade e a memória. As aulas possibilitam também o convívio e aumento das relações sociais, sendo mais do que uma opção de lazer.
Mas lembre-se, antes de começar a praticar qualquer atividade física é preciso saber se seu corpo está realmente em ordem, por isso, procure um médico e faça um check-up geral. Estando tudo ok é só cair na dança.
A quantidade de calorias gasta durante a aula varia de acordo com o peso, altura e a idade do praticante. Quanto mais rápido o ritmo, mais calorias queimadas. Mas o melhor da dança mesmo é que você perde peso se divertindo.
Conheça os principais ritmos e quantas calorias são gastas em uma hora de dança.
Bolero
Ritmo lento, de baixo impacto e cheio de idas e vindas. É considerado um dos estilos mais fáceis de aprender e ao mesmo tempo o que exige mais postura do aluno.
Gasto calórico: 354 calorias por hora
Samba de gafieira
Pela ginga pulada típica do ritmo, as pernas são os músculos mais trabalhos nesse ritmo. A maior dificuldade desse estilo é adquirir a ginga necessária para entrar no compasso.
Gasto calórico: 470 calorias por hora
Samba rock
A marcação e a coordenação entre braços e pernas – sempre juntos em movimento – são as principais dificuldades desse estilo. A diferença para o samba tradicional são os passos e os giros mais constantes e velozes.
Gasto calórico: 594 calorias por hora
Salsa
A salsa trabalha essencialmente braços e pernas. É uma modalidade bastante aeróbica.
Gasto calórico: 590 calorias por hora
Tango
Elegância e sensualidade são a marca desse ritmo, caracterizado pelas trançadas de pernas e olhares sedutores trocados entre os parceiros.
Gasto calórico: 474 calorias por hora
Forró
Ritmo bem movimentado, com passos menores que permitem mais liberdade para inventar.
Gasto calórico: 474 calorias por hora
Rock
Conhecido também como “soltinho”, o rock dançado envolve movimentos rápidos de braços e pernas, os passos são bem marcados.
Gasto calórico: 500 calorias por hora
Zouck
A música tem uma batida forte e o ritmo é sensual e lento, muito semelhante à lambada.
Gasto calórico: 550 calorias por hora
Street dance
A combinação entre dança de rua, hip hop, jazz e muito gingado vai fazer você queimar muitas calorias. Além disso, auxilia na melhora do condicionamento físico, coordenação motora e agilidade.
Gasto calórico: 500 calorias por hora.
Stéphanie Mulder Perrone
jornalista MTB 15.577 / produtora audiovisual
Fonte: Treinomestre