Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Desafio 5 KM SJB

    Corrida Ecologica Desafio espartano 2024

    1º Desafio Outubro Rosa de corrida rústica

    Facebook X (Twitter) Instagram
    • Demos
    • Technology
    • World
    • Buy Now
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    Diário de Atleta
    Subscribe
    Diário de Atleta
    You are at:Home»Blog»O poder da Caseína antes de dormir
    Blog

    O poder da Caseína antes de dormir

    adminBy admin8 de maio de 20151 comentário10 Mins Read1 Views
    Facebook Twitter Pinterest Telegram LinkedIn Tumblr Email Reddit
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Email

    Utilizada na suplementação antes de dormir, a caseína tem gerado algumas dúvidas a respeito de seus efeitos no organismo. Saiba para que serve, seus benefícios e estudos recentes.

    A caseína é uma proteína encontrada, principalmente, no leite de mamíferos. No leite de vaca fresco é possível encontrara cerca de 80% de caseína e no leite humano esse valor varia entre 20 a 45%. Ela é uma proteína conjugada (possui aminoácidos em sua cadeia e outro grupo químico sem proteínas) e formada apenas por aminoácidos essenciais. A função da caseína do leite é a de manter unidas as moléculas de água e de gordura agindo como uma agente emulsificante.

    Para que serve a caseína

    A caseína é uma das proteínas mais nutritivas por ser formada por uma grande variedade de aminoácidos essenciais. O grande benefício que uma suplementação de caseína pode oferecer diz respeito a absorção. Ela é utilizada principalmente para momentos do dia como antes de dormir ou ao acordar já que a caseína é classificada como uma proteína de lenta absorção e consegue assim, impedir o catabolismo e proporcionar a manutenção do ganho de massa muscular.

    Quando passamos muitas horas sem nos alimentar entramos num processo de catabolismo. Isso quer dizer que, na falta de carboidratos e gorduras livres para serem consumidos em forma de energia, o corpo buscará a sua fonte nas proteínas. Elas começarão a ser degradadas, reduzidas a tamanhos menores para serem utilizadas como fonte de energia pelo organismo. O horário do dia em que passamos mais tempo é comer é durante o sono. É por isso que é indicado ingerir a caseína antes de dormir. Ela manterá os níveis de proteínas elevados para que o corpo não entre no processo catabolizador.

    Como já falamos em outro artigo aqui no Treino Mestre, a melhor opção de proteína time-release na suplementação, é a caseína, indicada para tomar antes de dormir, dando suporte protéico durante todo o sono, evitando o catabolismo e contribuindo para o crescimento muscular.

    Sua digestão pode demorar mais do que o dobro do tempo para ocorrer à síntese protéica e absorção dos aminoácidos essenciais pelo organismo do que o Whey Protein, por exemplo, proteína que estamos acostumados a consumir depois do treino e caracterizada pela sua rápida absorção.

    Enquanto a Whey Protein pode se manter ativa até 3 horas, a caseína pode alcançar até 7 horas de ação, e isso se deve porque a caseína é sensível ao pH no ambiente acido do estômago, fazendo com que sua absorção seja gradativa e prolongando a liberação dos aminoácidos na corrente sanguínea.

    A caseína representa 80% das proteínas do leite, e além de consumirmos ela através do leite, também pode ser encontrada em seus derivados como os queijos, iogurtes…

    Benefícios da caseína

    A caseína tem um conteúdo de glutamina muito alto em torno de 20,5%. Valor mais alto que whey, soja e ovo. Concentrações altas desse amino, especialmente na forma de peptídeos encontrados na caseína, podem ajudar muito o músculo durante o treinamento intenso e durante fase de dietas.

    A caseína pode ajudar a regular o tempo de trânsito de proteínas pelo intestino porque tende a formar um “gel”. Isto reduz a velocidade de passagem e pode ajudar na absorção de aminoácidos, peptídeos e proteínas inteiras pela parede intestinal devido a uma exposição estendida. Maior absorção de proteínas ajuda os atletas a suprir suas necessidades diárias de aminoácidos.

    A caseína poderia ser classificada como a proteína mais excitante devido a sua relação de Tirosina para Triptofano de quase 5:1. A tirosina é o aminioácido precursor dos neurotransmissores de excitação no cérebro enquanto que o triptofano é de relaxamento; considerando isto a caseína pode estimular para as sessões de treinamento.

    A caseína também possui um nível muito bom de aminos glucogênicos incluindo treonina, glutamina e arginina. Os aminos glucogênicos se doam para a produção de glicose e energia durante o exercício e demonstram um benéfico efeito anti-catabólico no músculo.

    Diferença entre a caseína micelar e a hidrolisada

    A caseína micelar difere da caseína hidrolisada por causa do seu processo de extração do leite. Ela é extraída através de filtrações, aumentando assim a quantidade de peptídeos bioativos. Mas, para que isso serve? Esses nutrientes melhoram o sistema imune, deixando-o mais resistente aos vírus e bactérias. Isso acaba por criar um ambiente ideal para o bom desenvolvimento muscular. Além disso, a caseína micelar possui um pico de ação de até 7 horas por ser uma proteína de absorção gradual. Além de proporcionar o desenvolvimento de massa muscular, a caseína micelar também ajuda a realizar a queima de gordura.

    A proteína micelar é a que encontramos em seu estado natural, sem grandes processos de transformação. Já o tipo hidrolisado passou por processos que conferem a ela uma característica muito importante: a quantidade de proteína que é absorvida é muito maior em proporção quando comparado a micelar. Isso porque, quando a proteína é hidrolisada ela é quebrada em pedaços menores, como se passasse por um processo de pré-digestão. Por isso, o nosso organismo consegue absorvê-la de forma muito mais rápida.

    Como tomar a caseína

    Como falando anteriormente, a caseína por ser uma proteína de lenta absorção, é indicada para se tomar antes de dormir, já que ficaremos muitas horas sem ingerir alimentos, e para quem pratica musculação, sabe o quanto é importante se manter em estado anabólico para o ganho de massa muscular. Levando em consideração que sua digestão pode durar até 7 ou até 8 horas para ocorrer, a caseína é o melhor suplemento para esse período. Secundariamente, na ausência de Whey Protein, a caseína micelar pode ser tomada também após o treino, já que muitas marcas de qualidade adicionam na produção desse suplemento, outros tipos de proteínas como a da clara do ovo (albumina) e a própria proteína do soro isolada e/ou concentrada, sim, algumas possuem Whey Protein em sua composição.

    Quanto a quantidade a ser tomada, vai depender dos cálculos para consumo de proteína diária conforme suas necessidades, e também da quantidade fornecida em cada medidor que varia um pouco de produto para produto, mas todos eles informam em sua embalagem quanto se deve consumir.

    A dosagem média mais utilizada é a de 35 g para os homens e 25 g para as mulheres. Porém, a melhor opção mesmo é consultar um nutricionista para que ele possa lhe orientar sobre essas quantidades de maneira exata e proporcional as suas necessidades.

    Estudos sobre a caseína

    Uma pesquisa realizada por Hall et al. mostraram os efeitos comparativos entre o whey protein e a caseína. Um grupo ingeriu a caseína e um segundo grupo consumiu whey protein, 90 minutos antes das refeições. O resultado disso é que o grupo que ingeriu o whey protein se mostraram mais saciados e com o apetite reduzido em comparação ao grupo que usou a caseína. Isso é mais uma prova de que a caseína demora mais tempo para ser absorvida pelo organismo e, portanto, a sensação de saciedade demora mais a chegar em relação ao whey protein.

    Ainda que a caseína seja o seu único suplemento alimentar, ela consegue oferecer grande eficiência nos resultados. Uma pesquisa realizada conseguiu observar o aumento de peso em 84% em animais que eram alimentados com diferentes concentrados de caseína e uma redução de peso de 26% em animais com dieta aprotéica, durante 21 dias.

    Fontes naturais de caseína

    É sempre bom saber que os suplementos são voltados para aqueles que não possuem uma alimentação adequada. Antes de comprá-los, vá a um nutricionista ou nutrólogo e faça uma análise completa do que você realmente necessita. O leite e os seus derivados como o queijo e o iogurte são boas fontes de caseína. Na hora de escolher o tipo de queijo, o cottage é o que contém a maior concentração dessa proteína.

    Outros alimentos que contêm outras fontes de proteína e que podem substituir a caseína com louvor são: claras cozidas, atum light, tilápia, peito de frango, carne vermelha magra, ricota e outros. Você pode preparar pequenos lanches, como sanduíches, antes de dormir com esses alimentos. Isso evita que você tenha que recorrer aos suplementos e usá-los de maneira não recomendada.

    Efeitos colaterais da Caseína

    Ainda não foram realizados estudos suficientes para saber quais são os efeitos colaterais exatos na caseína. Como qualquer outra proteína, o seu excesso pode acarretar sérios problemas renais. O grupo de risco formado por crianças, idosos, gestantes e lactantes também não devem se arriscar a tomar este suplemento sem orientação médica. Lembrando também que pessoas que possuem intolerância à lactose não devem ingerir alimentos que contenham a caseína.

    Outro problema que vem sendo identificado quanto ao uso da caseína é sobre processos inflamatórios no organismo. Um das recomendações de grande parte dos nutricionistas é que não ocorra o consumo de leite na idade adulta. Somos o único mamífero que ainda toma leite depois de adulto. É importante notar que a caseína contida no leite de vaca melhora o sistema imune do bezerro, da mesma forma que a caseína presente no leite materno também melhor a imunidade no ser humano. Um bom exemplo disso foi de um estudo feito na Suécia no qual se verificou que o leite materno conseguia combater a bactéria H. Pylori em células da mucosa intestinal humana, mas o leite de vaca não conseguia proporcionar os mesmos efeitos.

    Porém, não se pode generalizar e achar que se você tomar caseína sofrerá de sérios distúrbios inflamatórios. Cada caso é um caso e deve ser analisado de maneira única. Da mesma forma, o excesso de carboidratos e de gorduras também aumentam as chances do indivíduo desenvolver processos inflamatórios e, até mesmo, o câncer, pela presença em excesso de ácidos graxos. Portanto, procure se informar muito bem com o seu médico antes de tomar qualquer decisão.

    Fontes alternativas

    Para aqueles que não querem arriscar e também não têm dinheiro suficiente para comprar o suplemento de caseína, existes outras boas e baratas alternativas. A albumina já é bastante conhecida entre os marombeiros e possui um valor bem em conta. Ela é a principal proteína presente na clara do ovo e possui elevado valor biológico. Porém, muitos não gostam dela por causa do gosto e do cheiro de ovo que possui. Uma alternativa para enganar o olfato é comprar um suplemento de albumina com sabor e tomar com canudo. Outra boa opção é a proteína isolada da soja.

    Melhores Marcas de caseína
    Para esse artigo não ficar mais extenso e para que outros leitores pudessem opinar nos comentários o que acharam de determinadas marcas de caseína em relação a qualidade, preço e onde comprar, nos criamos outro artigo onde falamos das melhores marcas de caseína.

    Referências
    C.A. Barth, et al., “Differnce of Plasma Amino Acids Following Casein Or Soy Protein Intake:Significance For Difference of Serum Lipid Concentrations, “J.Nutr.Sci.Vitaminol.36 suppl. II (1990):S111-S117.W. Forsythe, “Comparison of Dietary Casein or Soy Protein Effects on Plasma Lipids and hormone Concentrations in the Gerbil,” J. Nutr. 116.7 (1986): 1165-1171.
    HARAGUCHI, Fabiano Kenji; ABREU, Wilson César de; PAULA, Hebert de. Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Revista de Nutrição. 2008.
    ROMAN, Janesca Alban; SGARBIERI, Valdemiro Carlos. Obtenção e caracterização química e nutricional de diferentes concentrados de caseína. Rev. Nutr., Campinas , v. 18, n. 1, Feb. 2005 . Available from Scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732005000100007&lng=en&nrm=iso>. access on 01 Feb. 2015. Dx.doi.org/10.1590/S1415-52732005000100007

     

    Fonte: Treinomestre

    caseína O poder da Caseína antes de dormir Para que serve
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Reddit WhatsApp Telegram Email
    Previous ArticleBeta Alanina – Para que serve, quais seus benefícios e como tomar
    Next Article Como deve ser o treino de braços para iniciantes?
    admin

    Related Posts

    Desafio 5 KM SJB

    20 de abril de 2024

    Corrida Ecologica Desafio espartano 2024

    16 de janeiro de 2024

    1º Desafio Outubro Rosa de corrida rústica

    24 de outubro de 2023
    Leave A Reply Cancel Reply

    Demo
    Top Posts

    Os 9 Melhores Suplementos para Iniciantes

    5 de abril de 20216 Views

    Desafio 5 KM SJB

    20 de abril de 20243 Views

    Sono anabólico: 6 Dicas para aumentar seus ganhos de massa muscular

    4 de abril de 20212 Views
    7.2

    Review: The Courier – a New Song with Benedict Cumberbatch

    14 de janeiro de 20212 Views
    Don't Miss
    Blog 20 de abril de 2024

    Desafio 5 KM SJB

    No sábado, dia 23, ocorreu a corrida Desafio 5 KM SJB, que foi organizada pela…

    Corrida Ecologica Desafio espartano 2024

    1º Desafio Outubro Rosa de corrida rústica

    Desafio Espartano 2023 – Fotos

    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

    Demo
    Stay In Touch
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • YouTube
    • Vimeo
    About Us
    About Us

    Your source for the lifestyle news. This demo is crafted specifically to exhibit the use of the theme as a lifestyle site. Visit our main page for more demos.

    We're accepting new partnerships right now.

    Email Us: info@example.com
    Contact: +1-320-0123-451

    Facebook X (Twitter) Pinterest YouTube WhatsApp
    Our Picks

    Desafio 5 KM SJB

    Corrida Ecologica Desafio espartano 2024

    1º Desafio Outubro Rosa de corrida rústica

    Most Popular

    Conheça cinco vitaminas e minerais essenciais para a saúde e a beleza da mulher

    8 de abril de 20150 Views

    O que é BCAA, para que serve, como e porque tomar?

    21 de abril de 20150 Views

    10 Dicas para quem busca Hipertrofia Muscular (crescer, ficar monstro)!!!

    21 de abril de 20150 Views
    About Us
    About Us

    Your source for the lifestyle news. This demo is crafted specifically to exhibit the use of the theme as a lifestyle site. Visit our main page for more demos.

    We're accepting new partnerships right now.

    Email Us: info@example.com
    Contact: +1-320-0123-451

    Facebook X (Twitter) Pinterest YouTube WhatsApp
    Most Popular

    Conheça cinco vitaminas e minerais essenciais para a saúde e a beleza da mulher

    8 de abril de 20150 Views

    O que é BCAA, para que serve, como e porque tomar?

    21 de abril de 20150 Views

    10 Dicas para quem busca Hipertrofia Muscular (crescer, ficar monstro)!!!

    21 de abril de 20150 Views
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.
    • Home
    • Technology
    • World
    • Lifestyle
    • Buy Now

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.