Nutrição e Dieta
Veja como emagrecer com a troca de alimentos nas refeições diárias
By
adminon
Separamos 12 dicas de alimentos saudáveis que podem substituir facilmente em sua dieta e ajudar no emagrecimento.
ara quem nunca se submeteu a novos cardápios, a adaptação pode ser mais difícil e, claro, requer muita paciência. Uma dica é a de ir, primeiro, substituir itens gordurosos por alimentos saudáveis.
A troca de alimentos que ajudam a emagrecer, junto com a execução de exercícios, sem excessos alimentares, acompanhado por profissionais como nutricionistas, entre outros. Substituir os alimentos gordurosos por itens mais saudáveis, durante as refeições diárias, garante melhores resultados na balança.
Este pode ser o primeiro passo para quem está na fase de início de uma dieta e não consegue acompanhar um cardápio mais restritivo. Isso significa que é possível, sim, comer aquele macarrão no domingo com a família, desde que sejam inseridos ingredientes menos calóricos e mais proteicos.
Fora que, uma alimentação com itens mais leves também melhora a saúde. De acordo com o estudo feito por Mahshid Dehghan e equipe da Universidade McMaster, no Canadá, começar um cardápio saudável previne doenças cardíacas e protege órgãos comprometidos. A pesquisa realizada em 2012 mostrou que comer frutas diariamente reduz as chances, em idosos, de um evento cardiovascular.
O mesmo estudo mostrou que o consumo de alimentos saudáveis previne até riscos de derrame cerebral. A pesquisa divulgada pela revista Biological Psychiatry acompanhou 31.546 pessoas de diferentes países, com idade média de 66 anos. Os voluntários usavam, ao menos, um medicamento para doenças cardíacas, como drogas que controlam o colesterol no sangue ou a pressão arterial.
Antes de qualquer item, vale sempre lembrar que de nada adianta investir nos itens integrais, light, se a alimentação ainda não tem limites. O ideal é se segurar e optar sempre pelos alimentos saudáveis.
Como emagrecer – 12 trocas de alimentos que vão ajudar na dieta
1 – Cereais por aveia
De acordo com um estudo coordenado pela professora Ana Maria Lottenberg, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo no Brasil, revela que aveia emagrece. Segundo a pesquisa, a aveia consegue ser 60% mais eficaz no quesito emagrecer em dietas de baixa calorias e gorduras, do que outros itens alimentares.
2 – Pão francês por integral
pão francês seja uma boa fonte de carboidratos, de acordo com os especialistas, o alimento é muito calórico (uma unidade corresponde à 150 calorias). Já o pão integral fornece ao corpo fibras, componentes que são carboidratos resistentes à digestão do organismo, facilitando a função intestinal, além de prevenir doenças intestinais, de cólon e reto. Os pães integrais também servem para a produção de propionato, substância que ajuda a balancear os níveis de colesterol no organismo.
3 – Leite integral por desnatado
4 – Bauru por peito de peru e queijo branco
5 – Pipoca de micro-ondas pela de panela
micro-ondas, a opção à panela é mais saudável e light para comer no fim da tarde com os amigos, ou no cinema em casa. Estourar uma pipoca no fogão, permite medir a quantidade e qual o tipo de óleo é usado, durante o preparo. Por isso mesmo que a alternativa prática é a menos indicada, já que a quantidade já está estabelecida na embalagem. Fora que, o milho tem fibras, podendo combinar com o óleo de canola, que tem menos ácidos graxos saturados.
6 – Óleo de soja e outros por azeite
7 – Pizza de mussarela pelas de vegetais
8 – Frango com pele pelo frango sem pele
9 – Molho branco pelo de tomate
10 – Petiscos por castanhas
11 – Camarão por peixe
12 – Chocolate ao leite pelo amargo
Fonte: Treinomestre