Connect with us

Nutrição e Dieta

Bebidas e Alimentos Termogênicos que vão auxiliar no seu emagrecimento

Alguns alimentos e componentes de bebidas podem ter o efeito termogênico e auxiliaram na queima de gordura e no emagrecimento, saiba quais são.

O que são alimentos termogênicos?

Os alimentos que consumimos nos dão energia para desempenharmos várias atividades, além de dar energia para que ocorram corretamente os processos biológicos fundamentais para nosso organismo. Normalmente, devemos comer uma quantidade de alimento que libere a energia necessária para as atividades que faremos, porém, às vezes, extrapolamos e consumimos mais calorias do que iremos gastar. Quando isso acontece, acumulamos energia em forma de reservas. Estas são as conhecidas e temidas gordurinhas.

Entretanto, alguns alimentos proporcionam uma aceleração na queima de calorias, o que favorece, em muito, o emagrecimento. A termogênica contida em alguns tipos de alimentos é um processo de captação de calorias, em que as transforma em energia de maneira mais rápida. Quando isso acontece, o organismo tem de procurar energia em outros locais, como na reserva calórica que já temos, as gordurinhas. O processo termogênico constitui em um aumento do metabolismo, processando a energia, que chega ao nosso corpo através dos alimentos, de maneira mais rápida.

Com a queima maior de calorias, consequentemente com o aumento do metabolismo, o desempenho físico também melhora, aumentando o estado de alerta, diminuindo a fadiga, aumentando a liberação do hormônio adrenalina, além de potencializar a contração muscular.

Como identificar um bom termogênico?

Os melhores termogênicos devem ter, em sua composição, compostos que inibam o apetite, auxiliem o transporte de gorduras para dentro da mitocôndrias das células. As mitocôndrias degradaram as gorduras, transformando-as em energia corporal. Além de acelerar o metabolismo e transformar a reserva em energia, também auxilia ao corpo na disseminação de líquidos que, muitas vezes, acumulamos.

Termogênicos mais usados

Alguns dos compostos termogênicos mais procurados para auxiliar no emagrecimento são naturais, porém existem aqueles produzidos em laboratório. Os produtos naturais mais utilizados são:

ômega-3

Ômega 3: Encontrado na carne de peixes como salmão, bacalhau, sardinha, etc, esse composto aumenta o metabolismo e elimina o excesso de líquidos. Além disso, revigora o organismo, dando mais energia. Ele também possui propriedades que auxiliam o sistema imunológico e o cardiovascular. O Ômega 3 pode ser encontrado, além de nas carnes de peixes, também no óleo de prímula, azeite extra-virgem e na semente de linhaça.

beneficios-gengibre-4

Gengibre: Essa planta aumenta o metabolismo em até 20% e pode ser consumido em forma de chá, cru, como tempero de carnes, ou batido no liquidificados com frutas.

Cinnamon in closeup

Canela: Retirada da parte interna da casca de troncos, a canela é muito consumida em forma de chá, polvilhada em sopas ou em frutas, como banana.

peppers-154377_960_720

Pimentões e Pimenta vermelha: Aumenta a circulação sanguínea, além de melhorar a digestão. Pode ser consumida com saladas e pratos quentes.

Cafés

Café: Com as propriedades advindas da cafeína, há um grande aumento da temperatura corporal, auxiliando na queima de caloria. Deve ser tomado moderadamente.

chocolate flow

Chocolate: Componentes do chocolate também tem a propriedade de aumentar o calor do corpo, aumentando o metabolismo. Não deve ser consumido em demasia, pois é muito calórico e poderia engordar mais do que queimar calorias.

natural coconut walnut oil

Óleo de coco: O novo queridinho das dietas, o óleo ou a pasta de coco tem triglicerídeos que, depois de entrarem no organismo, são transportados para o fígado, não sendo armazenados como reserva. Assim, eles corroboram para a diminuição da gordura corporal e emagrecem. Pode ser consumido como óleo vegetal para fazer alimentos.

Decanter with vinegar and red apple

Vinagre de maça: Usado no tempero de saladas, auxilia no tratamento de distúrbios metabólicos, ajuda o fígado na desintoxicação do organismo, além de contribuir na digestão de alimentos ricos em gordura. Os ácidos encontrados no vinagre também são responsáveis por matarem as bactérias que se encontram em nosso aparelho digestivo.

Outros alimentos que também tem propriedades termogênicas:

  • Condimentos como o alho, cominho e a semente de mostarda;
  • Verduras como o brócolis, acelga, couve-flor, couve de bruxelas, rúcula e espina;
  • Frutas como a laranja, limão e kiwi;
  • Chás como chá verde, chá mate e hortelã.

Produtos termogênicos industrializados também podem ser encontrados no mercado. Guaraná em pó ou em cápsula é o mais vendido. Entre outros produtos, existem o Oxyelite PRO (USP Lab), Hydroxycut Hardcore (MuscleTech®), o Lipo Cut (Arnold Nutrition), Lipo 6 da Nutrex, entre outros. Estes produtos são vendidos em farmácias ou em casas especializadas em suplementos.

O consumo de termogênicos somente surtirá efeito se for acompanhado de exercícios físicos diários e de uma alimentação moderada e balanceada.

Efeitos Colaterais das bebidas e alimentos termogênicos

Todos os produtos listados acima devem ser consumidos somente sob supervisão médica. O excesso deles pode trazer vários efeitos nocivos à saúde. Quem tem problemas com hipertireóidismo não pode consumir nenhum tipo de termogênico, pois o metabolismo, que já é acelerado devido à disfunção, pode prejudicar à saúde.

O consumo de termogênicos em exagero pode elevar a pressão arterial e a frequência cardíaca, ocasionando palpitações, insônia, tremores, enxaquecas, náuseas, ansiedade, entre outros. Portanto, antes de adicionar algum desses alimentos a sua dieta, consulte seu médico e vá ao nutricionista. Estes profissionais poderão mostrar a maneira correta de utilizar tais produtos, tirando total proveito de seus efeitos.

Fonte: Treinomestre

Newsletter Signup

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Frango com Batata-doce: Os Benefícios dessa combinação na dieta e receitas light

Nutrição e Dieta

Quer acabar com a celulite? Veja os alimentos e exercícios mais indicados

Emagrecimento

Os 9 Melhores Suplementos para Iniciantes

Suplementação e Musculção

Os 9 Melhores Suplementos para Iniciantes

Suplementação e Musculção

A Garcínia cambogia tem efeitos positivos no emagrecimento e ainda é rica em vitamina C

Nutrição e Dieta

Guaraná em pó – Termogênico no emagrecimento e estimulante na musculação

Emagrecimento

Água no auxílio do emagrecimento e da hipertrofia – Como calcular o quanto devemos beber de água ao longo do dia

Nutrição e Dieta

Alimentos que ajudam a Emagrecer

Nutrição e Dieta

Taurina – Benefícios no ganho de massa muscular e emagrecimento

Blog

Newsletter Signup