Connect with us

Nutrição e Dieta

7 Motivos para comer vegetais e frutas

Saiba porque você deve comer legumes e frutas todos os dias, inclusive para emagrecer e ganhar massa muscular. Todos precisam dos benefícios dos vegetais, até quem faz academia. Entenda!

Comer vegetais e frutas todos os dias é uma dos hábitos alimentares que você não pode deixar de lado. Se você não gosta de legumes ou não come porque pensa que alguns vegetais e frutas engordam,vai entender porque incluí-los na dieta.

A recomendação de consumo são cinco porções de frutas, verduras e legumes por dia. Quer saber porque? A seguir, você vai entender os motivos para comer vegetais e frutas.   

1) Fonte de fibras para o intestino

Comer vegetais é uma importante forma de adquirir fibras, além de diversas vitaminas e minerais importantes.

É o caso do cálcio, do magnésio, assim como, vitaminas do complexo B como tiamina (B1), piridoxina (B6), entre outros.

As fibras são fundamentais para o intestino, já que dão volume às fezes e aumentam as evacuações.

Isto é super importante para manter as toxinas sendo eliminadas, ajudando até mesmo a emagrecer e melhora a absorção de nutrientes.

Sem saúde intestinal não adianta gastar com suplementos caros, pois há dificuldade em absorvê-los.

2) Frutas e legumes são importantes para a imunidade

A maior fonte de vitamina C da dieta são as frutas e alguns legumes como:

  • mamão,
  • bergamota,
  • morango,
  • manga,
  • goiaba,
  • carambola,
  • maracujá, 
  • acerola,
  • laranja,
  • kiwi,
  • brócolis
  • e pimentão.  

Além de ser um nutriente fundamental para a imunidade, a vitamina C é importante para a produção de colágeno da pele e articulações. Além disso, aumenta a absorção de ferro da dieta, evitando anemias.

3) Vegetais são fonte de potássio e vitaminas

Além das fibras, os vegetais têm benefícios em serem grandes fontes de potássio.

A cenoura, especialmente o vegetal cru, além de laranja, abacate, espinafre, banana, beterraba, couve-manteiga são bons exemplos.

O potássio controla a equilíbrio dos fluídos corporais junto com o sódio, então, é fundamental para a manutenção da pressão arterial saudável.

A falta de potássio pode aumentar o risco de hipertensão. Este mineral é muito perdido pelo suor, por isso, quem faz academia precisa lembrar de consumir diariamente.

4) Vegetais cozidos são ricos em cálcio e outros minerais

Quem pensa que o grupo alimentar dos leites e derivados são indispensáveis para obter cálcio para os ossos, tá enganado.

Os vegetais verde-escuros também são fonte de cálcio, além de magnésio, o que é um combo duplo para a saúde óssea.

O cálcio também é importante para o processo de emagrecimento, além de ser fundamental para o controle da contração muscular. Por isso, é muito importante para quem quer emagrecer ou faz academia.

5) Comer vegetais emagrece

Se você tá com medo de comer vegetais e engordar, não precisa se preocupar. Independente da quantidade de carboidratos, os vegetais emagrecem, de forma geral.

Sua densidade nutricional é tanta, que ajudam a equilibrar mais o organismo, inclusive ajudando na perda de peso.

Por isso, os vegetais fazem parte de um grupo alimentar que não pode ser excluído da dieta de nenhuma pessoa.

Alguns devem ser evitados por quem tem problemas de articulações como a berinjela, tomate e batata. Já outros podem ser preferidos por quem está de dieta, por exemplo o espinafre, rúcula, agrião, couve.

6) Comer frutas não engorda

Comer frutas engorda? Muita gente ainda fica na dúvida se comer frutas à noite engorda, ou até, se comer vegetais engorda.

É verdade que estes alimentos contém carboidrato, alguns mais. No entanto, são ricos em fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos que são importantes para vários processos no organismo. Inclusive, a queima de gorduras.

Embora as frutas sejam fonte de carboidrato simples, que é fácil e rápido de ser digerido, não precisa ser uma vilã da dieta.

Este grupo alimentar fornece nutrientes importantíssimos como a vitamina C, que é fundamental para a nossa imunidade.

Além do mais, as frutas são sobremesas do dia a dia, para trazer o paladar doce de forma saudável e natural. É muito melhor do que doces e adoçantes artificiais.

E ainda, algumas delas, como a banana, que é super docinha, pode ser o que adoça receitas. Outra ideia é usar frutas secas como tâmaras ou uva passa para fazer tortas e bolos.

É claro que as frutas, ainda mais secas, são ricas em frutose, que é um carboidrato simples, que em excesso pode ser um grande problema. Além de provocar o excesso de peso, pode aumentar o aparecimento de doenças como esteatose hepática – gordura no fígado.

No entanto, estes malefícios da frutose estão mais relacionados com o consumo de xaropes encontrados em alimentos industrializados.

São produtos riquíssimos em frutose, sem as fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos das frutas. Então, em excesso e sem tantos nutrientes e substâncias funcionais o açúcar da fruta pode engordar.

Na prática, não é o que acontece quando a fruta é ingerida. Por isso, é só não exagerar, pois as frutas continuam sendo um alimento super saudável e gostoso.

Os sucos também estão liberados, desde que naturais ou com frutas congeladas. Mas, não abuse. O melhor é aproveitar a fruta mesmo, que contêm mais fibras do que as bebidas.

7) Vegetais são gostosos e fáceis de preparar

Muita gente não sabe como incluir este hábito. Ainda tem gente que acha difícil, tem preguiça, ou acha muito ruim quando faz. A grande verdade é que estes alimentos são super práticos de serem preparados.

Esqueça os vegetais cozidos numa panela de água, pois isto retira boa parte da vitamina C e das vitaminas do complexo B das frutas e vegetais. Também é o motivo dos legumes ficarem com gosto de nada.

Faça vegetais assados, abóbora, couve-flor, brócolis, abobrinha e berinjela ficam ótimos.

Vegetais grelhados são simples de fazer, rápidos e ficam deliciosos. Até chuchu ficam bom. No dia de churrasco, pode levar todos eles para grelha, que ficam igualmente deliciosos.

Capriche nos temperos naturais como páprica e ervas finas e no azeite ou óleo de coco para temperar e você vai se surpreender. Acabaram-se os motivos para não comer vegetais e frutas, viu só?

Fonte: treinomestre

Newsletter Signup

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Corrida Ecologica Desafio espartano 2024

Blog

1º Desafio Outubro Rosa de corrida rústica

Blog

Desafio Espartano 2023 – Fotos

Blog

Torneio de verao futsal feminino

Blog

Corrida ecológica – Desafio Espartanos

Blog

Frango com Batata-doce: Os Benefícios dessa combinação na dieta e receitas light

Nutrição e Dieta

Melancia: 10 Benefícios, Propriedades, Se engorda ou Emagrece

Nutrição e Dieta

Seminario jiu jitsu com Henrique Betta e ludmila fiori

Blog

Aulao solidário

Blog

Graduação da equipe Gean Magalhães do CT Espartanos

Blog

Newsletter Signup