Connect with us

Suplementação e Musculção

Cigarro X Musculação

Fique sabendo o quanto o cigarro pode atrapalhar seus ganhos e como a musculação também tem ajudado a parar de fumar.

cigarro-fumo-musculacao1Para aqueles que optam por ter uma vida saudável e, ainda mais, pensam em construir um corpo a partir da musculação, com exercícios e uma boa alimentação, é imprescindível que isso seja acompanhado por uma vida também saudável, com noites bem dormidas e o não consumo de substâncias que prejudicariam não somente a saúde da pessoa, mas também o decorrer do treino muscular.

Entre as várias substâncias, como esteroides anabolizantes, usados no intuito de aumentar a musculatura, e drogas ilícitas, as drogas lícitas, mais frequentemente usadas (como a bebida alcoólica e o cigarro), são problemáticas para a construção de um corpo saudável.

O cigarro, entre as drogas lícitas, ou seja, permitidas, é um dos mais usados. Antigamente, o número de usuários, assim como a falta de leis dos locais permitidos para o consumo dessa droga, era maior; o incentivo, através de propagandas, também era maior. Isso aumentava, ainda mais, o consumo do mesmo.


arnold-fumando1Por mais que as leis e a conscientização populacional tenham aumentado, muitas pessoas continuam usando o cigarro, por mais malefícios que o fumo cause a eles. É estimado que um terço da população do mundo seja de fumantes.
Entre todas as substâncias, estranhas e prejudiciais ao organismo, o cigarro contém o monóxido de carbono, gás tóxico liberado pelo cano de descarga dos automóveis. Quando essa substância é ingerida, chega ao sangue, se afinando à hemoglobina, dificultando que o oxigênio, necessário para várias funções no corpo, chegue aos tecidos. Quando isso acontece, o indivíduo sente maior dificuldade do organismo desempenhar a cicatrização, entre outras coisas.

A nicotina é outra substância presente no cigarro. É a principal substância a causar a dependência orgânica dos usuários do fumo. Essa, também, causa prazer, quase de imediato no fumante, devido, principalmente, ao percurso rápido que essa substância faz no organismo, chegando ao cérebro e liberando dopamina. Outras drogas têm propriedades similares ao da nicotina no organismo, incluindo a cocaína.

A nicotina permanece, mais ou menos, por duas horas no organismo. Quando esse tempo se esgota, o usuário sente a grande necessidade de consumir o cigarro novamente, causando a sensação de abstinência, principalmente nos dependentes.

Além dessas substâncias mais conhecidas, o cigarro tem mais de 4.700 outras, também tóxicas. Entre elas a Terebina, o Xileno, o Tolueno, o Benzeno, o Níquel, o Cianeto, a Amônia, as Cetonas, o Formaldeído e a Naftalina, que é usado para matar insetos, incluindo a barata, animal mais resistente.

Além dos problemas causados em relação à dependência orgânica e psicológica causada pelas substâncias contidas no cigarro, outros problemas são causados por ele ao organismo humano. Na pele, o cigarro diminui o diâmetro das veias que a irrigam, o que diminui a chegada de nutrientes e oxigênio. Tal situação pode ocasionar envelhecimento precoce nos usuários.

Para a garganta, o fumo é o principal responsável por ocasionar câncer. No Brasil, foi registrado mais de seis mil novos casos por ano, resultando em 50% das mortes dos portadores de câncer. Nos pulmões, o cigarro causa, também, câncer, matando os usuários em menos de cinco anos. A acidez no estômago aumenta com o uso continuo do fumo, tendo mais ocorrência de gastrites e úlceras. As substâncias tóxicas do cigarro causam aumento da pressão arterial, diminuindo, consequentemente, a capacidade respiratória e aumentando a coagulação sanguínea. A possibilidade de morrer devido a doenças cardiovasculares é muito maior.

O quanto o tabagismo pode atrapalhar os resultados na musculação.

Vários outros problemas são causados pelo uso continuo do fumo, assim como osteoporose, menopausa precoce, infertilidade, perda de peso, aumento da gordura corporal, diminuição do condicionamento físico, da força e do desempenho, estes que são alguns dos grandes vilões que a dependência no fumo causa nos praticantes de musculação. A diminuição da oxigenação do sangue, da irrigação dos órgãos, dos músculos e dos tecidos em geral, são os principais problemas causados pelo tabagismo no atletas.

Conclusão que chegamos até aqui, o cigarro pode atrapalhar seus resultados nos fatores conhecidos como os principais para você ter bons resultados na musculação: Treino, dieta e descanso.

  1. Baixo desempenho durante os treinos pela falta de fôlego;
  2. Atrapalhar na absorção de muitos nutrientes, influenciando diretamente no seu ganho de massa muscular;
  3. Estudos comprovam que o tabagismo influência diretamente no seu sono, o que vai também atrapalhar seus resultados.

Musculação no auxilio para parar de fumar

Porém, para aqueles que querem e necessitam parar com essa prática, a musculação é um ótimo auxiliar. Várias pesquisas demonstram que os fumantes, quando iniciam uma prática desportiva, como a musculação, diminuem e até param com o consumo dessa droga. O exercício físico libera substâncias que causam prazer, da mesma forma que o cigarro faz. Dessa forma, quando o fumante pratica exercícios, tem a mesma sensação boa no corpo que o uso do cigarro poderia causar. Isso torna mais fácil a troca do cigarro pelo exercício. Portanto, o exercício físico é um grande aliado daqueles que querem melhorar a saúde e parar com o uso do tabaco.

arnold_charuto1A prática do consumo de cigarros tem se mostrado, cada vez mais, um problema para todos aqueles que são comprometidos com sua saúde. Além disso, as leis que vigoram no país têm combatido o consumo em vários locais, com o intuito de dificultar o uso do fumo, melhorando a qualidade de vida daqueles que não consomem e não gostam do cigarro. O consumo dessa droga lícita tem a possibilidade de causar, até 2030, mais de 10 milhões de mortes. Atualmente, já se totaliza mais de 10 mil mortes por dia em todo o Globo Terrestre.

Consulte seu médico para que este o auxilie a parar de fumar. Faça exercícios regulares, alimente-se bem e sempre faça exames para verificar a saúde. Tenha acompanhamento médico e de um profissional do esporte para iniciar uma atividade física, principalmente quando é dependente de uma droga, lícita ou não. Não se esqueça que a saúde é a principal necessidade do ser humano, por isso cuide bem dela.

por Raquel Torres Costa Bressan Redatora formada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa.

Fonte: Treinomestre

Newsletter Signup

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

8 Dicas de alimentação para iniciantes na musculação

Nutrição e Dieta

Como afinar a cintura – Dicas de dieta e exercícios

Suplementação e Musculção

Guaraná em pó – Termogênico no emagrecimento e estimulante na musculação

Emagrecimento

A importância dos antioxidantes, inclusive na musculação

Nutrição e Dieta

Dieta – 7 dicas de alimentação para iniciantes na musculação

Nutrição e Dieta

É possível conciliar musculação com exercícios aeróbicos?

Emagrecimento

Evitando Lesões durante a Musculação

Treino

Musculação para adolescentes e crianças – Mitos e Verdades

Treino

Musculação e qualidade de sono, o que a ciência diz?

Emagrecimento

Musculação – Dieta para quem treina de manhã

Nutrição e Dieta

Newsletter Signup