Connect with us

Nutrição e Dieta

Como montar uma dieta para ganhar massa muscular – 1° Parte – O Cálculo

Cálculo onde você poderá determinar seu consumo total de calorias ao longo do dia com base nas proteínas, carboidratos e gorduras.

Quando o assunto é dieta, a palavra de ordem é “restrição”, mas aqui trataremos como “foco”, e também mostraremos que apesar de ter de seguir a risca o que será proposto, ainda há forma de dar uma fugidinha e comer o que quiser no que chamaremos de “dia do lixo”.

Antes de entrarmos nas contas da “Harris-Benedict Equation”, é preciso deixar claro que existem diferentes formas de se criar uma dieta para ganho de massa muscular, e a que aplicaremos neste artigo visa ganhos mais moderados, porém com mais qualidade.

Dieta para ganhar massa muscular

Cálculo para se montar uma dieta para ganhos de massa muscular

Então agora, siga os próximos passos e calcule sua “Taxa Metabólica Basal” (TMB), entenda sua “Frequência de Atividades” e assim o “Total de Calorias” a ser consumido diariamente em sua nova dieta:

  1. CÁLCULO DO GASTO/CONSUMO ENERGÉTICO DIÁRIO

HOMEM

TMB = 66 + ( 13,7 * [peso em Kg] ) + ( 5 * [altura em cm] ) – ( 6,8 * [idade em anos] )

(Exemplo: indivíduo com 1,75 m de altura, 70 quilos de peso, e 28 anos)

TMB = 66 + ( 13,7 * 70 ) + ( 5 * 175 ) – ( 6,8 * 28 ) = 1.706

MULHER

TMB = 655 + ( 9,6 * [peso em Kg] ) + ( 1,7 * [altura em cm] ) – ( 4,7 * [idade em anos] )

(Exemplo: indivíduo com 1,65 m de altura, 55 quilos de peso, e 23 anos)

TMB = 655 + ( 9,6 * 55 ) + ( 1,7 * 165 ) – ( 4,7 * 23 ) = 1.355

Com a Taxa Metabólica Basal calculada, devemos multiplicá-la pela Frequência de Atividade Diária, veja abaixo qual das opções se enquadra na sua realidade atual:

  • Sedentário
  • Pouco ou nenhum exercício – Multiplicar por 1,2
  • Levemente Ativo
  • Exercício leve – de 1 a 3 dias por semana – Multiplicar por 1,375
  • Moderadamente Ativo
  • Exercício moderado – de 3 a 5 dias por semana – Multiplicar por 1,55
  • Bastante Ativo
  • Exercício pesado – de 6 a 7 dias por semana – Multiplicar por 1,725
  • Muito Ativo
  • Exercícios pesados diários ou treinos 2x ao dia – Multiplicar por 1,9

HOMEM

(Exemplo: indivíduo com TMB citado acima, e FA = Levemente Ativo)

TMB (1.706) *1,375 = 2.346

MULHER

(Exemplo: indivíduo com TMB citado acima, e FA = Moderadamente Ativo)

TMB (1.355) * 1,55 = 2.101

  1. AJUSTE DE GASTO CALÓRICO

Com o resultado final do item 1, adiciona-se de 500 a 1.000 calorias, porém isso deve ser calculado conforme a genética de cada um.

  1. CÁLCULO DO CONSUMO DIÁRIO DE PROTEÍNAS

Diariamente em uma dieta para ganho de massa magra deve-se consumir uma quantidade intensa de proteínas, em média calcula-se de 2g a 3g por quilo de peso do individuo.

(Exemplo: indivíduo de 80 quilos de peso. Entre 160 e 240 gramas de proteínas / dia)

  1. DISTRIBUIÇÃO ENTRE AS REFEIÇÕES

– CALORIAS

Usando o valor dos itens 1 e 2 somados distribua entre as 6 e 7 refeições diárias. Balizadores importantes: a maior parte das calorias deve estar localizada no desjejum, no pré-treino e no pós-treino. E a menor parte na ceia (caso realize seu treino na parte da noite, de uma atenção especial para esta refeição).

– PROTEÍNAS

Assim como as calorias, o valor calculado no item 3 deve ser distribuídos entre as refeições diárias. Balizadores importantes: a maior parte das calorias deve estar localizada no desjejum, no pré-treino e no pós-treino. E a menor parte na ceia (caso realize seu treino na parte da noite, de uma atenção especial para esta refeição).

  1. COMPLEMENTAÇÃO DAS CALORIAS DIÁRIAS

Com o volume total de calorias por refeição calculado, é hora de se definir que alimentos colocar, lembrando sempre em adicionar o total de proteínas do item 4. Balizadores importantes: consuma o mínimo de carboidratos na ceia e evite gorduras nos desjejuns, refeições pré-treino e pós-treino.

Para que não fique com duvidas, abaixo detalhamos um exemplo de uma dieta para ganho de massa muscular, com 7 (sete) refeições. Note sempre as observações de horários e os itens a serem evitados, isso será primordial para os resultados.

7 refeições para ganhar massa muscular

  • Refeição 1 – Desjejum: Carboidrato: médio índice glicêmico / alto índice glicêmico( pode ser suplementos como maltodextrina/Dextrose); Proteína: média absorção / rápida absorção(pode ser suplementos, de preferência Whey Protein); Gordura: evitar;

  • Refeição 2 – Lanche: Carboidrato: baixo índice glicêmico; Proteína: média absorção / lenta absorção; Gordura: gorduras insaturadas;

  • Refeição 3 – Pré-treino (de 60 a 90 minutos antes do treino): Carboidrato: baixo índice glicêmico; Proteína: média absorção; Gordura: evitar;

  • Refeição 4 – Pós-treino líquido (suplementos) (logo após o treino): Carboidrato: alto índice glicêmico (maltodextrina ou dextrose); Proteína: rápida absorção (whey protein) outros aminoácidos (BCAA/Creatina/Glutamina); Gordura: evitar;

  • Refeição 5 – Pós-treino (Refeição sólida) (de 30 a 90 minutos depois da Refeição 4): Carboidrato: médio índice glicêmico / alto índice glicêmico; Proteína: média absorção; Gordura: evitar;

  • Refeição 6 – Lanche: Carboidrato: baixo índice glicêmico; Proteína: média absorção / lenta absorção; Gordura: gorduras insaturadas;

  • Refeição 7 – Ceia (60 minutos ou menos antes de ir dormir): Carboidrato: baixíssimo índice glicêmico, evitar; Proteína: lenta absorção; Gordura: gorduras insaturadas;

Acompanhe sua evolução de peso e musculatura, pense nesta dieta como algo cíclico e permanente. Entenda que a cada mês seu peso será alterado, portanto refaça estes cálculos todos com os novos números, e seu desempenho sempre apresentará melhoras.

Dicas para se manter firme em uma dieta para ganhar massa muscular

Lembre-se, todas as refeições são importantes e devem ser respeitadas, em outro artigo aqui do blog, onde o título do artigo é o que comer antes e depois do treino, damos um grande exemplo que não é apenas nesse período que você deve dar atenção a sua dieta. Nesse mesmo artigo citamos também os melhores alimentos para ganho de massa muscular.

E como falamos no início do artigo, todo esforço tem sua válvula de escape, e o “dia do lixo” é o momento de sair da dieta e consumir aquilo que não pôde durante toda a semana. Deixar de comer aquele doce, ou aquela bebida que você adora, pode ser em alguns casos algo ruim para seu corpo e principalmente ao seu psicológico, portanto, tenha foco e perseverança na dieta durante a semana e defina 1 dia de seu final de semana para comemorar.

Em breve iremos postar a segunda parte desse guia de como montar uma dieta para ganhar massa muscular, e dessa vez, os alimentos que devem entrar em cada refeição ao longo do dia. Caso esteja começando a treinar musculação agora, você pode ler também nossas dicas de alimentos com uma dieta para iniciantes na academia.

Fonte: Treinomestre

Newsletter Signup

2 Comments

2 Comments

  1. Cláudio Motta

    1 de julho de 2016 at 15:20

    Boa tarde. … muito bom o material apresentado vou acompanhar. …

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Newsletter Signup