Connect with us

Nutrição e Dieta

Diferenças entre arroz branco, parboilizado e integral – Qual a melhor opção?

Entenda as principais diferenças entre o arroz branco, integral e parboilizado e qual escolher na hora de colocar na dieta.

 

O arroz é um dos alimentos preferidos do brasileiro e não sai da mesa. Sempre tem que ter o arroz e feijão de todo dia. É quase sagrado. Além do mais, o arroz é excelente para acompanhar pratos diversos, principalmente carnes, já que com o carboidrato presente, outros nutrientes como as proteínas são absorvidos mais rapidamente pelo corpo.

A questão é que temos tantas opções no mercado para tudo e a cada dia que passa aparecem mais e mais. Ficamos perdidos nos corredores e nas prateleiras dos supermercados, sem saber ao certo, o que comprar. Portanto, vamos agora esclarecer as diferenças entre o arroz branco, o arroz integral e parboilizado.

O arroz branco x arroz integral

Essa é uma batalha sem fim. O arroz integral ficou com má fama. Ele demora mais para ser cozido e ainda possui um paladar não tão agradável quanto o arroz branco segundo alguns defensores. O problema é que, no processo de polimento da arroz, para deixá-lo branquinho, ele perde cerca de 75% dos seus nutrientes.

É por isso que o arroz integral passou a ser uma excelente opção na hora da refeição. É também uma boa dica para quem quer começar a ter uma alimentação mais saudável e fazer algumas substituições é muito importante para a saúde.

Enquanto o arroz integral possui proteínas, vitaminas do complexo B, fibras e sais minerais como o fósforo, o ferro e o cálcio, o arroz branco é rico em carboidratos e pobre em nutrientes. Isso aumenta o risco de desenvolver diabetes e ainda ajuda a aumentar o peso.

Os benefícios do arroz integral

Esse tipo de arroz acumula diversas vantagens em relação aos outros tipos. Porém, na comparação de valor calórico entre ele e os demais não há muita diferença. Veja abaixo as vantagens:

Rico em fibras: essa característica favorece e muito um melhor trânsito intestinal, não forma o pico de insulina, ajuda a reduzir a gordura abdominal (ou, pelo menos, não aumenta a deposição de gordura) e também ajuda a melhorar o metabolismo muscular.

Não contém glúten: sendo assim, pode ser consumido por portadores de Doença Celíaca sem nenhum problema.

Por conter o carboidrato do tipo complexo, com cadeias moleculares longas e que demoram de ser metabolizadas e absorvidas pelo corpo, o arroz integral não forma picos de insulina e portanto, é considerado um alimento de baixo índice glicêmico. O pico de insulina é o principal responsável pelo acúmulo de gordura na região abdominal e por uma série de doenças como o diabetes.

Arroz parboilizado

Muita gente não sabe exatamente o que é esse tipo de arroz. Ele é previamente fervido e assim, a água age sobre as partes solúveis do grão como as vitaminas hidrossolúveis e os sais minerais. Isso faz com que esses nutrientes, que antes estavam na camada externa, migrem para a camada interna, aumentando o valor nutricional do arroz.

Desta forma, o arroz parboilizado pode sim ser considerado melhor que o branco já que concentra uma maior quantidade de nutrientes. Mas, quando colocado lado a lado com o arroz integral, ele sai perdendo já que não possui um valor nutricional tão bom e possui menos fibras. Desta forma, o arroz parboilizado fica como um meio termo, entre o arroz branco e o integral.

Processo de parboilização do arroz

1. Encharcamento: o grão de arroz, ainda com a casca, fica imerso em água quente por algumas horas. É desta forma que os nutrientes presentes na casca passam para o interior do grão.

2. Gelatinização: os grãos ficam expostos a uma elevada temperatura e é nessa fase que as vitaminas e minerais se fixam neles.

3. Secagem: esta é a última etapa. Aqui o grão é seco e passa pelo processo de polimento (o mesmo do arroz branco) para remover a casca.

Arroz parboilizado x arroz integral

Como já foi dito acima, o arroz integral ganha em valor nutritivo em comparação ao parboilizado. Porém, eles possuem uma coisa em comum: possuem boas taxas de metionina, um tipo de aminoácido essencial (ou seja, o ser humano não consegue produzi-lo) que age em diversas funções do organismo:

  • fortalece cabelos e hidrata as unhas;
  • é precursora do neurotransmissor serotonina, que melhora o humor;
  • diminui os níveis de colesterol;
  • melhora a sensação de fadiga;

Como inserir na dieta

O arroz branco todo mundo já consome, o difícil é conseguir fazer escolhas melhores e mais saudáveis. Uma opção é ir de maneira gradual. Primeiro, substitua o arroz branco pelo parboilizado já que não tem um sabor tão diferente. Depois que se habituar a comer esse tipo de arroz, acrescente o tipo integral a sua dieta e, por fim, fique apenas com ele.

Para quem pratica musculação

Sem dúvida alguma o arroz integral é a melhor opção para quem pratica musculação ou mesmo para qualquer outro tipo de execício. Ele fornece energia por mais tempo,, algo essencial para que os músculos consigam trabalhar de maneira eficaz, melhorando a performance e o desempenho.

 

Fonte: Treinomestre

Newsletter Signup

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Biotipo e Somatotipo: O que é, diferenças e tipos

Treino

Newsletter Signup