Connect with us

Emagrecimento

É possível conciliar musculação com exercícios aeróbicos?

Sim, é possível. Desde que seja feita com moderação para um não atrapalhar o outro, a combinação de treinos de força e fôlego pode trazer ótimos resultados.

Um erro comum entre os praticantes de musculação, principalmente os adeptos da hipertrofia – treino que busca aumentar a massa muscular – é pensar que atividades aeróbicas, como a corrida, prejudicam o treino de força.

Apesar de ser cientificamente comprovado que as proteínas musculares são quebradas e utilizadas para produzir energia durantes os exercícios aeróbicos, ninguém permanece constantemente quebrando e reconstruindo tecido muscular. É provável que o praticante de musculação perca um pouco de músculo ao fazer treino cardiorrespiratório em excesso, pois este exagero acelera o lado catabólico. Mas é seguro também informar que se pode realizar até 45 minutos de aeróbico, dependendo do indivíduo, sem perder nenhum percentual de massa magra, basta que seja dado o aporte nutricional adequado.

Perder músculos ou ganhar menos do que queria, normalmente pode ser sinal de erro no treinamento ou má alimentação. Os treinos aeróbicos, muitas vezes, complementam a musculação.

Benefícios dos exercícios aeróbicos

A prática de atividades aeróbicas, como corridas na esteira, atividades na bicicleta ergométrica e até mesmo no transport, trazem muitos benefícios à saúde, entre eles a queima de gordura,importante para uma boa saúde e para a construção muscular.

Aeróbicos antes ou depois da musculação?

Realizar a atividade aeróbica antes ou depois do treino de musculação vai depender do objetivo de cada individuo. Veja alguns exemplos:

Emagrecimento: quem está procurando perder peso, deve primeiro fazer o treino de musculação, pois assim, o organismo utilizará os carboidratos como principal fonte de energia, diminuindo as reservas de carboidratos. Quando iniciar a parte aeróbica, queimará gordura mais rapidamente.

Ganho de massa muscular: para quem procura aumentar a massa muscular, a indicação é realizar, três vezes por semana, em torno de 20 minutos de treino aeróbico, não excedendo 30 minutos de atividade, imediatamente após a musculação.

Pessoas com problemas cardíacas ou hipertensas: nestes casos, o ideal é fazer primeiro a atividade aeróbica, para ajustar o ritmo cardíaco e manter a pressão arterial sob controle. Como existem fatores de risco, a intensidade do exercício deve ser baixa, em torno de 65 a 70% da frequência cardíaca máxima, e a duração é de 40 a 45 minutos.

Reduzir medidas dos membros inferiores: este é outro caso que requer a atividade aeróbica primeiro, de preferência numa intensidade alta, com a frequência cardíaca em torno de 85%, intercalando com um ou dois minutos de recuperação numa frequência mais baixa (70%).

Lembrando que a pratica esportiva é excelente não só para parte física, como mental também. Mas antes de iniciar qualquer atividade física, é imprescindível a visita a um profissional especializado para analisar de perto o paciente e indicar com precisão o que deve ser feito. Esse texto tem apenas caráter meramente informativo e não dispensa a visita a um médico ou nutricionista esportivo.

Por Stéphanie Mulder Perrone jornalista MTB 15.577 / produtora audiovisual

 

Fonte: Treinomestre

Newsletter Signup

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

5 exercícios para deixar seu bumbum durinho e empinado

Treino

Musculação depois dos 40 anos, 10 dicas fundamentais

Treino

Não está mais vendo resultados na musculação? 5 erros que você pode estar cometendo!

Treino

8 Dicas de alimentação para iniciantes na musculação

Nutrição e Dieta

Como afinar a cintura – Dicas de dieta e exercícios

Suplementação e Musculção

Guaraná em pó – Termogênico no emagrecimento e estimulante na musculação

Emagrecimento

Cigarro X Musculação

Suplementação e Musculção

A importância dos antioxidantes, inclusive na musculação

Nutrição e Dieta

Dieta – 7 dicas de alimentação para iniciantes na musculação

Nutrição e Dieta

Evitando Lesões durante a Musculação

Treino

Newsletter Signup