Connect with us

Nutrição e Dieta

8 erros comuns de treino e dieta que as mulheres cometem

Não está tendo muitos resultados na musculação ou deu aquela estagnada? Veja 8 erros que podem ser evitados tanto na dieta quanto no treino e que podem auxiliar as mulheres a terem ganhos de massa muscular e emagrecerem.

Hoje em dia a musculação não é somente um esporte praticado exclusivamente por homens. As mulheres têm frequentado mais, cuidado mais da forma física e, até mesmo, competido em concursos de fisiculturismo. Normalmente, o principal objetivo das mulheres quando estas entram na academia é um pouco diferente do objetivo dos homens. Na maioria das vezes, as mulheres buscam por definição e eliminação de gorduras, enquanto que os homens buscam a hipertrofia muscular, em especial dos membros superiores. As mulheres querem, também, mas em menor porcentagem, a hipertrofia dos membros inferiores.

Da mesma forma que os homens, para conseguir os resultados esperados, é necessário praticar a atividade de maneira correta, alimentando-se e executando os exercícios de forma certa, para conseguir, de maneira mais rápida, os objetivos esperados.

Existem alguns erros na prática desportiva, principalmente na musculação executada por mulheres, que devem ser evitados. Vamos conhecer aqui quais são eles e como fazer para evitá-los.

Erro 1 – Dietas

mulher-dieta-feminina-o-que-comer1Ao iniciar um exercício físico, é necessário se alimentar de maneira correta. Um dos principais erros que a maioria das mulheres comete é se exercitar enquanto fazem uma dieta rigorosa, consumindo uma quantidade bem menor de nutrientes do que o necessário.O organismo necessita de uma certa quantidade de energia para trabalhar de maneira correta durante o dia. A alimentação, que deve ser moderada e com períodos pequenos de intervalo entre as refeições é muito importante e necessária para o funcionamento de todos os órgãos. Quando uma pessoa faz exercícios, necessita ainda mais de energia. Se o objetivo é perder peso e gordura, a melhor saída não é fazer exercícios pesados ou por muito tempo, e realizar dietas drásticas. Para conseguir perder gordura e peso é somente necessário que a mulher consuma uma menor quantidade de calorias do que o que irá gastar durante o dia. Porém, não deve ser uma quantidade muito pequena e com períodos longos de jejum. Quando ela realiza dessa forma, desacelera seu metabolismo, produzindo mais reservas quando se alimentar. Por isso, ocorre muito de mulheres passarem horas na academia, emagrecerem, mas nunca acabarem com as gordurinhas.

Erro 2 – Suplementação

mulher-tomar-suplementos1Muito debatido aqui no Treino Mestre já, mas sempre temos que frisar, um dos grandes erros ao se entrar em uma academia, é o anseio por resultados rápidos, isso ocasionado por vários motivos, dentre eles e o principal em minha visão, é que muitas pessoas começam a praticar musculação com intuito de ficar “bonitinho” pro verão, legal, não desaprovo esse tipo de atitude (respeito o livre arbítrio dado a cada), mas fazem isso exatamente nessa época entre setembro e outubro, e querem ficar “legal” até dezembro, obvio que dependendo da maioria dos casos, isso não vai ser possível e ai começam a acreditar nas fórmulas mágicas. Entre elas é achar que suplementos e termogênicos fazem milagres (sem entrar no mérito daqueles que fazem uso de esteroides anabolizantes e afins) e que vão acelerar o processo. Ledo engano, suplementos e termogênicos são apenas complementos  a sua dieta e rotina diária. E eles só devem ser agregados no seu dia a dia, depois que você tiver uma dieta bem elaborada por um profissional ou pela própria pessoa (caso tenha conhecimentos suficientes), um treino bem montado sabendo conciliar com o descanso. Depois que essas três regras fundamentais (dieta, treino e descanso) para ser ter resultados na musculação, estiverem de fato apresentando mudanças significativas, ai sim se pode pensar em termogênicos e suplementos como whey protein, creatina, dextrose, maltodextrina, albumina e dezenas de outros que ajudam mesmo a otimizar os resultados, mas não são as chaves essenciais para se ter resultados.

Erro 3 – Alongamento e aquecimento

treino-para-mulheres-erros-a-serem-evitados1Uma das partes mais importantes, seja para homens ou mulheres, do exercício físico é o pré-exercício, ou seja, durante o aquecimento. Se aquecer antes do treino pode evitar graves problemas, inclusive lesões, que são os principais problemas que levam os desportistas a desistirem dos exercícios. O alongamento depois dos exercícios aumenta a temperatura, melhora a consciência corporal, faz com que os músculos se tornem mais fortes e resistentes; relaxa as fibras musculares, tornando o indivíduo mais flexível; diminui a irritabilidade muscular e o risco de lesões, entre outros. Já a prática do aquecimento antes da musculação aumenta a eficiência em contrair e relaxar mais rápido; diminui a tensão muscular; aumenta a velocidade dos impulsos nervosos, tornando a resposta dos músculos a comandos mais rápida; aumenta a temperatura corporal e dos tecidos; aumenta o fluxo sanguíneo, chegando nutrientes mais rapidamente aos músculos; aumenta o metabolismo; acelera a frequência cardíaca, protegendo o coração dos exercícios mais intensos; aumenta a troca gasosa entre o ambiente e a hemoglobina; e aumenta a mobilidade articular.

 

Erro 4 – Variação de exercícios

mulher-agachamento1Fazer a mesma série de exercícios sem a troca uma vez ou outra potencializa o risco de lesionar tendões e músculos devido ao esforço repetitivo. Além disso, quando o corpo se acostuma com um certo exercício, ele diminui a queima de calorias, diminuindo os resultados. Para conseguir resultados gratificantes, alterne várias modalidades durante a semana, inserindo exercícios de força, flexibilidade e exercícios que condicionam o corpo. Faça as modalidades de maneira moderada, por certo período. Não extrapole a quantidade de exercícios.

 

 

 

 

Erro 5 – Postura

Fazer os exercícios com a postura correta pode evitar muitas lesões, principalmente da coluna.Quando se realiza os exercícios com a postura correta, os resultados vêm mais rápido. Fazendo exercícios de maneira errada o indivíduo demora mais nos exercícios, sobrecarregando algumas partes do corpo, causando vários problemas e aumentando o risco de lesões.

Erro 6 – Calorias

mulher-esteira-tempo1Para gastar mais calorias não é necessário ficar mais tempo na academia, correr mais na esteira ou fazer mais força nos exercícios. Para saber se está fazendo os exercícios na quantidade correta, principalmente os cardiovasculares, como corrida, natação e ginástica aeróbica, veja se você está ofegante a ponto de não conseguir mais se exercitar. O importante, para potencializar o gasto calórico, é subir a frequência cardíaca a um ponto que você não estava acostumada. Faça isso todos os dias, subindo um pouco até que o corpo se acostume àquela frequência. Daí, novamente, suba mais um pouco até o corpo se acostumar.

 

Erro 7 – Líquido

mulher-bebendo-agua1Beber água é importantíssimo. Quando a sensação de sede aparece é porque o corpo já está desidratado. Por isso, não espere estar sedento para se hidratar. Carregue uma garrafinha de água com você o tempo todo. O seu corpo não perde somente líquidos durante a atividade, mas também sais minerais, que são importantes para o funcionamento correto do organismo. Quando o corpo está deficiente em alguma área, é impossível alcançar os objetivos almejados no exercício físico. A água é tão necessária para construir músculos quanto as proteínas, pois é parte do sangue e ajuda a levar os glóbulos vermelhos aos músculos, carregados de nutrientes, necessários para o crescimento muscular. Além disso, a água é responsável por manter a temperatura do corpo baixa, não causando desconforto, e diminuindo, também, a pressão arterial.

 

 

Erro 8 – Exagero nos treinos

Se exercitar em demasia podem prejudicar mais do que fazer bem. Quando você sobrecarrega seus músculos, além de correr um risco maior de causar lesões, pode sentir mais dores, diminuindo sua frequência na academia. O sistema imunológico fica prejudicado, pois necessita cuidar do corpo, que está em estresse, principalmente devido ao exagero de lesões musculares. Estas, quando são criadas a partir de uma quantidade moderada de exercícios, aumenta a construção muscular, porém, quando em exagero, pode prejudicar o sistema imunológico, concentrando os cuidados do corpo nos problemas causados pelo exagero, enquanto que outras partes do organismo, que necessitam de cuidados, ficam desprotegidas. Além disso, para construir músculos, o corpo necessita de descanso, de um período para o organismo produzir mais células.

Para conseguir realizar seus exercícios de maneira correta, sempre alcançando seus objetivos, consulte um médico para realizar exames periódicos e seja orientado por um profissional do esporte, pois este poderá mostrar a postura e os principais exercícios a serem feitos.

Fonte: Treinomestre

 

Newsletter Signup

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Frango com Batata-doce: Os Benefícios dessa combinação na dieta e receitas light

Nutrição e Dieta

DESAFIO ESPARTANO de Obstáculos 2022

Blog

Picolinato de cromo Emagrece Mesmo? Veja Para que serve!

Emagrecimento

Barriga Tanquinho: Treino e Dieta para um abdômen definido!

Treino

MARMITA FITNESS: Dicas com Cardápio semanal completo!

Nutrição e Dieta

6 erros comuns de treino e dieta que as mulheres cometem

Treino

Por que deltoides fracos estão acabando com seu treino de membros superiores?

Treino

Treino HIIT – Indicações e progressões

Treino

Não está mais vendo resultados na musculação? 5 erros que você pode estar cometendo!

Treino

14 Receitas de lanches e refeições pré e pós-treino

Nutrição e Dieta

Newsletter Signup