Connect with us

Emagrecimento

Perder Peso x Emagrecer: Saiba a diferença e qual a mais eficaz

weight loss

Entenda a diferença entre perder peso e emagrecer e saiba qual a mais eficaz forma de ser ter um corpo saudável.

Há, na mídia, uma proliferação de fórmulas mágicas para diminuir o peso na balança. São dietas da lua, das frutas cítricas, dieta laranja, da sopa, da proteína, entre outras que prometem milagres. O principal desejo entre as adeptas e os adeptos das dietas milagrosas é diminuir o ponteiro da balança. Porém, somente diminuir a numeração que aparece no visor da balança da farmácia não é, necessariamente, a melhor solução.

As dietas que fazem perder medidas e peso na balança diminuem não somente a sua numeração de roupa, mas fazem a pessoa perder minerais, água, proteínas e, o mais importante, gordura. Entretanto, em alguns casos, dependendo da dieta, é possível acontecer de ter uma grande perda de proteína e aumentar o nível de gordura.

Exercícios físicos aeróbicos também contribuem para a diminuição do peso, mas, na maioria das vezes, faz com que o praticante perca além de gordura, muita massa muscular. Quando se perde massa muscular, a tendência de engordar fica ainda maior. Isso ocorre porque a musculatura aumenta o metabolismo e a queima de energia. Quanto maior sua massa em músculos, maior a facilidade em emagrecer.

Diferença entre perder peso e emagrecer e qual a mais eficaz

perder-peso-comprometimentoQual a real diferença em emagrecer e perder peso? Como foi dito anteriormente, a perda de peso é ligada à perda de uma massa global do corpo, a qual junta vários tecidos, como os músculos, tecido adiposo, líquidos, minerais, entre outras coisas. O emagrecimento, por sua vez, é a diminuição da gordura corporal que, em grande quantidade, poderia ocasionar muitos problemas, como diabetes e hipertensão. Porém, quando está em um nível muito baixo, pode ocasionar outros tipos de problemas também, pois é através da gordura que o corpo desempenha várias funções, como proteção de órgãos, reserva de energia, isolamento térmico, síntese hormonal etc.

As fases da perda de peso, normalmente, são diferentes daquelas do emagrecimento. Quando o corpo perde peso, é possível ver diferenças grandes logo nos primeiros dias, estagnando ou aumentando depois. Já no emagrecimento, a diminuição na balança ocorre gradualmente, não sendo de forma tão rápida quanto na perda de peso. Porém, muito mais eficaz, já que faz com que o corpo tenha redução de tecido adiposo e aumento de massa magra.

Dicas para emagrecer com saúde e tendo resultados permanentes

Para iniciar o emagrecimento, é necessário que seja feito uma diminuição da ingestão de caloriasao ponto de consumir menos calorias do que gasta. Quando o organismo percebe que não existe calorias suficientes para ser gasta durante a realização das funções diárias, o corpo irá retirar das reservas, que estão depositadas no tecido adiposo, para serem usadas como energia. A reeducação alimentar é a principal maneira de diminuir a ingestão de calorias. Introduzindo frutas, verduras, legumes e alimentos ricos em fibras, cortando a ingestão de carboidratos simples, como massas, pães brancos e doces. O exercício físico, em especial a musculação associada à prática de exercícios aeróbicos, auxilia na perda de gordura corporal e no aumento de massa magra.

Quando se opta por dietas mirabolantes, o que o praticante de tais realmente consegue é perder a massa magra e o líquido, importantes não somente para as funções básicas do organismo, mas para acelerar o metabolismo. Quando isso acontece, a possibilidade de repor todo aquele peso perdido, porém, agora, com gordura, é muito mais fácil de acontecer.

Para emagrecer efetivamente existem três maneiras possíveis: diminuir o consumo calórico em relação ao gasto de energia, como dito anteriormente; manter o mesmo consumo, porém aumentar o gasto de energia; e diminuir o consumo calórico juntamente com o aumento do gasto energético.

O gasto de energia com exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida etc., somado à musculação e a uma alimentação balanceada, rica em alimentos com fibras e proteínas, aumenta seu aporte muscular, o qual acelera seu metabolismo, principalmente devido à necessidade dos músculos de energia. Quanto mais tecido muscular mais energia gasta do organismo.

A única fórmula certa para emagrecer, principalmente de maneira saudável, é alimentar-se de maneira balanceada, fazer exercícios físicos, beber muito líquido e dormir bem. Todas as outras dietas, que prometem perda de peso em tempo recorde, são prejudiciais à saúde e podem mascarar um ganho de gordura corporal e diminuição na capacidade de emagrecer e manter-se magro posteriormente.

Consulte um médico e um nutricionista para que estes possam indicar a melhor maneira de emagrecer. Tenha acompanhamento de um profissional do esporte, o qual indicará o melhor esporte e treino para seus objetivos.

Fonte: Treinomestre

Newsletter Signup

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

17 erros comuns que impedem você de emagrecer

Emagrecimento

20 Dicas para Emagrecer

Nutrição e Dieta

20 Dicas para Emagrecer

Emagrecimento

Newsletter Signup