Connect with us

Nutrição e Dieta

Dieta Dukan – Conheça tudo sobre a Dieta do Dr. Pierre Dukan

Também conhecida como Dieta Francesa ou Dieta de Atkins, a Dieta Dukan foi criada pelo Dr. Pierre Dukan é o sucesso em perda de peso do momento. Celebridades como a Duquesa Kate Middleton, a cantora Jennifer Lopez e a atriz Penélope Cruz já aderiram a essa dieta e os resultados foram curvas de dar inveja em pouco tempo. Mas, não são apenas os famosos que querem um corpo escultural e livre de gorduras localizadas. Nós, pobres mortais, também brigamos com a balança quase todos os dias e isso parece uma guerra sem fim.

Dr. Pierre Dukan - Dieta

O médico francês Pierre Dukan, depois de 20 anos de pesquisa, publicou um livro que virou best seller na Europa chamado de “Não sei como emagrecer”. Em suas pesquisas, foi elaborada uma maneira de perder peso em quatro fases, tendo como principal apoio o corte de carboidratos e a alimentação baseada, principalmente, em proteínas magras. Este princípio nos remete à dieta de Atkins, que usa proteínas e gorduras como base para a alimentação durante a dieta. Dukan também planejou uma forma alternativa de fazer com que as pessoas que emagreceram não ganhassem o peso novamente.

Como funciona a dieta Dukan

O princípio da Dieta Dukan está na redução máxima de carboidratos na dieta e na ingestão de proteínas. Ela não é o tipo de dieta que está aqui para fazer as pessoas passarem fome, muito pelo contrário. A proteína possui uma grande vantagem que os carboidratos estão longe de ter: prolongam a sensação de saciedade por longo intervalo de tempo. Assim, não tem como você sentir fome o tempo todo. É fácil de perceber isso quando vamos a uma churrascaria para o almoço. Muitas vezes, passamos a tarde inteira sem ao menos lembrar que comida existe e a fome só aparece tarde da noite.

Caso você queira perder menos de 10 quilos, você deverá planejar a duração das fases em 3 dias; já se você pretende perder mais de 10 quilos, é interessante fazer 5 dias de dieta, normalmente. Cada fase terá uma certa duração, como veremos a seguir.

Ela é feita em 4 fases clássicas: ataque, cruzeiro, consolidação e estabilização.

dieta dukanEstágio 1 – A fase de ataque é esperado perda entre 1,5 até 5 kg (isso vai variar bastante de um indivíduo para o outro). Além de comer muita carne magra, durante 7 dias, o seu cardápio também vai apresentar 1 colher de sopa e meia de aveia por dia e, pelo menos, 20 minutos de caminhada.

 

Estágio 2  – O cruzeiro é quase uma tábua de salvação porque você já estará um pouco enjoado por comer apenas carnes. Aqui são permitidas a ingestão de mais de 34 tipos de legumes na quantidade que quiser. A quantidade de aveia aumenta para 2 colheres de sopa e as caminhadas devem ser de 30 minutos por dia. A perda de peso chega a incríveis 1 kg por semana, em média.

proteinas e legumes

Estágio 3 – Já na consolidação é a época de manter o corpo que conquistou. Um dos grandes diferenciais na Dieta Dukan é justamente de dar esse plano para não ganhar os quilos perdidos. O peso já não vai embora com tanta facilidade, pois, leva-se em torno de 10 dias para perder 1 kg. Portanto, não saia da fase do cruzeiro se você ainda tem muitos números a mais na balança. Nessa fase é possível adicionar ao cardápio frutas, pão (de preferência integral) e queijo todos os dias. São 2 colheres e meia de sopa de aveia mais 25 minutos de caminhada diária.

 

proteinas magrasEstágio 4  – A estabilização não tem uma quantidade de dias determinados porque deve ser mantida pelo resto da vida. Você vai precisar manter o equilíbrio nas refeições, comer nas horas certas e com os alimentos certos. A quantidade de aveia por dia sobe para 3 colheres de sopa e as caminhadas são apenas de 20 minutos por dia, inclusive nos finais de semana e feriados.

 

 

Porque comer mais proteínas

Existe um mecanismo básico que o nosso corpo usa para conseguir energia e manter as funções do organismo. A nossa primeira fonte de energia são os carboidratos. Eles possuem uma forma molecular que é mais fácil de ser captada pelas células e convertida em energia. Depois vem a gordura e por fim as proteínas. Quando esse mecanismo é invertido e as proteínas passam para a soberania do cardápio, o corpo é obrigado a usar proteínas como fonte de energia. Por ser uma forma molecular mais complexa é necessário usar a energia armazenada no corpo em forma de gordura para quebrar as cadeias polipeptídicas a fim de serem usadas pelas células. Nesse processo, você emagrece consideravelmente pois, além de perder gordura também não acumula novo tecido adiposo já que a quantidade de carboidratos e gorduras é mínima na alimentação.

 

Efeitos colaterais da dieta Dukan

Já que a Dieta Dukan “força” o nosso corpo a funcionar de uma maneira não convencional, os efeitos colaterais aparecerão nos primeiros dias. Pouco carboidrato na comida leva a hipoglicemia, o que por sua vez, pode causar náuseas, dores de cabeça, tontura, vertigem e mal estar generalizado. Essa dieta é excelente para aqueles que querem perder muito peso em pouco tempo mas, para manter uma vida de forma equilibrada a reeducação alimentar é a melhor opção. Ela não é indicada para praticantes de esportes, principalmente, musculação e treinos aeróbicos.

Por mais tentadora que seja esta dieta, é necessário fazer uma consulta prévia com um médico e com um nutricionista. É necessário fazer exames para que sua saúde seja preservada até acabar as fases mais restritivas da dieta.

 

Fonte: Treinomestre

Newsletter Signup

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

O que comer quando se treina muito cedo e tem pouco tempo?

Nutrição e Dieta

Como afinar a cintura – Dicas de dieta e exercícios

Suplementação e Musculção

Macronutrientes e Micronutrientes: O que são, sua importância na dieta e melhores fontes

Nutrição e Dieta

Dieta para o final de semana ou nos dias sem treino

Nutrição e Dieta

A importância do dia do Lixo

Nutrição e Dieta

Como montar uma dieta para ganhar massa muscular – 2° parte – Alimentos indicados

Nutrição e Dieta

Sal – Problemas ao organismo e como substituí-lo

Nutrição e Dieta

Dieta para ganhar massa muscular, é possível gastar pouco?

Nutrição e Dieta

Dieta – 7 dicas de alimentação para iniciantes na musculação

Nutrição e Dieta

8 erros comuns de treino e dieta que as mulheres cometem

Nutrição e Dieta

Newsletter Signup