Connect with us

Nutrição e Dieta

A importância do dia do Lixo

Entenda o porquê de ter um dia da semana como o “dia do lixo” em sua dieta e dicas para não cometer erros.

Entre alguns atletas, uma prática é muito observada e, ainda, aprovada por muitos nutricionistas: esta é o Dia do Lixo. O dia do lixo, falando de uma maneira simples, é um dia que você foge da dieta e come tudo o que tem vontade, e isso inclui doces, massas, frituras e tantas outras coisas que são proibidas durante a dieta de perda de gordura (vamos conhecer a versão mais light do dia do lixo logo abaixo).

Realmente, o dia do lixo, por mais que você goste de fazer dieta e dos alimentos nela contidos, é um prazer e tanto, pois sempre teremos um ou outro alimento que apreciamos e que não podemos introduzir no dia a dia. Entretanto, para aqueles que estão em busca da diminuição da taxa de gordura, pensar em sair da dieta parece um pouco extravagante e problemático, não é mesmo?! Mas existe uma explicação para esse dia, não somente para o prazer, mas para a diminuição da gordura também. Vamos conhecer, então, em quais aspectos poderíamos nos beneficiar na perda de gordura ao realizar o dia do lixo?

A finalidade do dia do lixo para seu organismo

O organismo, quando começa uma dieta de ganho de massa muscular ou emagrecimento associada a exercícios, tende a perder muito peso logo no começo. Este peso é uma combinação de gordura com líquido que é eliminado no começo. Entretanto, com o passar do tempo, a porcentagem de gordura começa a decair mais lentamente. Existem atletas que estacionam em uma porcentagem de gordura e dificilmente conseguem sair daquele ponto, e isso tem como explicar.

O corpo estoca muita água junto às moléculas de glicogênio. Para quem não sabe, glicogênio é o verdadeiro vilão: ele é as gordurinhas que acumulamos no corpo. Normalmente, para cada grama de glicogênio no corpo, temos três gramas de água. Por isso, no início da dieta emagrecemos bem mais rápido, porque perdemos muita água acumulada. Além disso, estipula-se uma ingestão calórica para chegar ao peso que se deseja. Quando você chega nesse peso, na maioria das vezes, é necessário mudar a porcentagem de calorias ingeridas, para diminuir ainda mais seu peso, e assim progressivamente.

A água, depois do início da dieta, começa a sair do corpo em menor quantidade, sobrando a gordura. No intuito de diminuir ainda mais o total de gordura no corpo, diminui-se ainda mais a ingestão de calorias. É aí que o corpo começa a agir. Ele desacelera seu metabolismo, que, até então, estava alto. Esse procedimento acontece somente para proteger o organismo. Isso ocorre porque você está ingerindo uma quantidade muito baixa de calorias. Para manter as reservas, ou seja, um pouco de gordura no corpo, somente no caso de diminuir ainda mais a ingestão calórica, o corpo diminui seu gasto energético. É nesse momento que se ouve mais a reclamação: não estou conseguindo emagrecer mesmo com dieta!

Para que serve o dia do lixo?

O dia de lixo entra para dar um “susto” no organismo, mostrando a ele que caloria é o que não falta, e que ele pode continuar com o metabolismo rápido de antes. Com a ingestão de uma grande quantidade de calorias, o organismo percebe que pode retornar ao metabolismo mais rápido, pois não corre o risco de acontecer alguma fatalidade.

Entretanto, existe o jeito certo e melhor de fazer o dia do lixo. Muitas pessoas acreditam que o dia do lixo dura o fim de semana todo, mas não é bem assim. Para realizar um dia do lixo correto, é bom programar corretamente. Normalmente, o dia do lixo deve acontecer entre sete e dez dias e dura somente um dia, nas suas refeições programadas (não o dia todo – não precisa passar o dia todo comendo).

Dicas para não exagerar no dia do lixo

Para conseguir os melhores resultados, não é necessário fugir completamente da sua dieta para fazer seu metabolismo acelerar. Uma ótima dica é usar sua dieta como ajudante. Ao invés de comer muitas pizzas, bolos, entre outros, aumente o valor calórico de sua própria dieta, assim como aumentar as porções em suas refeições. Para levar prazer para esse dia, adicione um alimento que você gosta muito, como um doce, após uma de suas refeições durante o dia (esta que estará um pouco mais calórica também).

Consulte seu médico e um nutricionista para fazer corretamente o dia do lixo. Assim, você poderá tirar proveito duplo desse dia, tendo prazer ao comer e diminuindo sua porcentagem de gordura.

 

Fonte: Treinomestre

Newsletter Signup

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Frango com Batata-doce: Os Benefícios dessa combinação na dieta e receitas light

Nutrição e Dieta

Barriga Tanquinho: Treino e Dieta para um abdômen definido!

Treino

MARMITA FITNESS: Dicas com Cardápio semanal completo!

Nutrição e Dieta

6 erros comuns de treino e dieta que as mulheres cometem

Treino

Não está mais vendo resultados na musculação? 5 erros que você pode estar cometendo!

Treino

Primeiro dia de academia, dicas que todo iniciante deve seguir!

Treino

Sono anabólico: 6 Dicas para aumentar seus ganhos de massa muscular

Suplementação e Musculção

8 Dicas de alimentação para iniciantes na musculação

Nutrição e Dieta

O que comer quando se treina muito cedo e tem pouco tempo?

Nutrição e Dieta

Hipertrofia feminina – 14 Dicas para ter melhores resultados

Treino

Newsletter Signup