Connect with us

Nutrição e Dieta

Alimentos e Suplementos X Acne – Veja nossas dicas e saiba como evitar as espinhas

Acne X Alimentação

A Acne, doença causada por uma predisposição genética, se manifesta através dos hormônios sexuais. Mais frequente nos adolescentes, devido à puberdade, ela também causa problemas para adultos, mulheres em sua maioria. Os cravos e espinhas causados pela Acne podem ter solução, ou ao menos uma boa redução, apenas seguindo uma alimentação correta, ou seja, uma dieta própria para isso.

Pesquisas de organizações canadenses comprovaram que 32% dos participantes tiveram a gravidade da Acne reduzida com a mudança dos hábitos alimentares. Em outra pesquisa, realizada na Austrália, 43 voluntários tiveram melhoras reduzindo a ingestão de alimentos com alto índice glicêmico.

Dois passos importantes para amenizar os problemas causados por esta doença são: reduzir o consumo de carboidratos com alto índice glicêmico e limitar a ingestão de gorduras saturadas.

Portanto repense sua dieta e evite fastfoods, frituras, refrigerantes, bebidas e pratos que levam muito açúcar.

Já na contramão destes alimentos citados acima, existem aqueles que podem ajudar a combater a Acne e seus efeitos. Uma dieta a base de legumes, frutas, cereais e pães integrais será muito positiva contra cravos e espinhas.

Mas vamos ser mais específicos e mostrar um pouco mais o que cada tipo de alimento poderá lhe trazer de beneficio na busca de uma pele mais saudável:

  • Vitamina A / Betacaroteno – ela é importante para o amadurecimento celular, protege a pele dos efeitos de radicais livres e controla a atividade das glândulas sebáceas, reduzindo a produção de sebo (uma das causas da Acne).
  • Vitamina B6 – auxilia a regular os níveis dos hormônios causadores das lesões da Acne, reduzindo o número e a intensidade destas. Assim as variações hormonais diminuem e o individuo sofrerá menos problemas.
  • Zinco – mineral que trabalha na manutenção da imunidade do nosso corpo, aumentando a atividade imunológica ele reduz as inflamações e aumenta a regeneração do tecido e ajuda a manter os níveis de hormônios saudáveis.

Alimentos que possuem alta concentração de Vitamina A:

  • Vegetais e frutas de tom amarelo/laranja: cenoura, batata-doce, abóbora, melão, papaia, damasco, manga, carambola, nectarina, pêssego, entre outros.
  • Vegetais e frutas de tom verde escuro: espinafre, brócolos, couve, chicória, escarola, agrião, entre outros.

Alimentos que possuem alta concentração de Vitamina B6:

  • Banana, batata, peito de frango, semente de girassol, salmão, atum, abacate.

Alimentos que possuem alta concentração de Zinco:

  • Frutas: pera, pêssego, ameixa, uvas, abacate, abacaxi, banana, maça, manga, melão, morango, laranja, limão, entre outros.
  • Legumes: abobora, acelga, alface, agrião, cebola, tomate, pepino, feijão, pimentão, ervilha, espinafre, entre outros.
  • Outros: camarão, caranguejo, leite e derivados, chá verde, uva passa, nozes, entre outros.

 

Suplementação X Acne

  • Creatina
  • Muitas pessoas relacionam o uso de Creatina a intensificação dos efeitos da Acne, e existem estudos que comprovam que isoladamente ela não tem este “poder”, mas algumas combinações erradas podem sim aumentar os cravos e espinhas.

A maioria das marcas de Creatina aconselham em suas embalagens, a mistura do produto com sucos de frutas ou isotônicos (Gatorade, Powerade, etc), é ai que está o problema para aqueles que possuem propensão genética a Acne, já que esses isotônicos contém grande quantidade de carboidratos, e como dito no início do artigo, estudos mostram que carboidratos de alto índice glicêmico contribuem para o aparecimento de espinhas, então manerem também na maltodextrina, Dextrose e Hipercalóricos.

Portanto, se você possui problemas com esta doença e quer utilizar a Creatina como suplemento, utilize apenas água para ingeri-la. Isso resolverá os efeitos citados acima.

  • Whey Protein

Não há estudos que provem a ligação direta do uso de Whey Protein a potencialização da

Acne, o consumo isolado de deste tipo proteína não causa lesões deste tipo.

Porém sabemos cientificamente que atividades que objetivam a hipertrofia aumentam a

produção de hormônio testosterona, que por sua vez estimulam a liberação de bactérias causadoras da Acne nas glândulas sebáceas.

Além disso, a proteína do soro do leite possui um elemento estimulante do hormônio insulina, que causa efeito sinérgico à testosterona, agravando ainda mais o problema.

Outro fator comumente paralelo aos citados acima, é o uso de dietas hiperprotéicas, o que unidos podem causar mais agravantes ao portador da Acne.

Uma boa dieta e suplementação correta pode evitar os sintomas da Acne, além de significar em uma alimentação saudável, o que lhe trará outros bons resultados além da diminuição dos problemas desta doença.

Abraços e Bons Treinos.

 

Fonte: Treinomestre

Newsletter Signup

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Newsletter Signup