Connect with us

Treino

7 coisas que todo iniciante precisa saber antes de começar a treinar

Personal trainer helping woman working with dumbbells

Os iniciantes na musculação, muitas vezes cometem erros que comprometem o rendimento de seu treino. Caso seja este seu caso, leia este artigo e veja o que não fazer.

Muitos iniciantes chegam todos os dias nas academias e não sabem exatamente o que esperam e o que devem fazer. Muitos deles cometem erros, que são repetidos constantemente e que fazem com que eles percam tempo e dinheiro. Antes de qualquer coisa temos que definir que iniciante é uma pessoa que nunca treinou, ou não treina há mais de um ano, portanto, não apresenta processos adaptativos relacionados ao treinamento físico.

1° Segure a ansiedade:
muitas vezes os iniciantes tem um problema bastante comum, a ansiedade. Eles veem pessoas que treinam há anos, que tem corpos bem desenvolvidos e acham que em pouco tempo estarão iguais. Para piorar, nos primeiros meses, o desenvolvimento é algo bastante notável, o que faz a ansiedade aumentar ainda mais. Porém, este desenvolvimento acaba se tornando cada vez mais lento com o passar do tempo e isso faz com que as pessoas fiquem mais ansiosas por resultados. Isto é natural e todo iniciante deve ter cuidado para que faça uma construção bem estruturada de seu treino e de seu corpo.

2° Não copie os outros:
Pelo simples fato da individualidade biológica, independentemente de quem seja, já não deve copiar treinos, dietas e tudo mais relacionado ao treinamento. No caso de um iniciante, isso é ainda mais importante. Uma pessoa que nunca treinou, ou que está bastante tempo sem treinar, precisa de um processo adaptativo que é bastante singular, que precisa ser totalmente individualizado, para que sejam evitados problemas maiores.

3° Preocupe-se mais com a execução do que com as cargas:
Isso importa para todos, mas principalmente para os iniciantes, que precisam melhorar não apenas a coordenação motora, mas também a consciência corporal. Além disso, quem não treina costumeiramente, somente com a execução de alguns exercícios, sem tanta carga, já conseguem um treino eficiente. Além disso, altas cargas no início podem ser prejudiciais, pois com isso, a execução fica comprometida.

4° Aparelhos podem ser uma boa saída:
Principalmente para casos onde a pessoa nunca treinou, é bastante interessante utilizar mais exercícios guiados, pois desta maneira, será possível ter um estímulo mais eficiente. Com o movimento guiado, os erros de execução são minimizados e ocorre uma melhora da atividades das unidades motoras.

5° Movimentos complexos precisam de educativos:
Quer fazer agachamento, levantamento terra? Faça educativos. Estes movimentos, que são multiarticulares, geralmente não são prescritos para iniciantes. Porém, é importante iniciar com movimentos que são tidos como educativos para este tipo de movimentos mais complexos. No caso do agachamento, é possível realizar o movimento de sentar e levantar em uma cadeira, realizar movimentos menos amplos, ou no caso do levantamento terra, dividir ele em partes.

6° Tenha um planejamento de médio e longo prazo:
O maior erro das pessoas que treinam, é não saber o que querem e onde querem chegar. Por isso, tenha algumas metas a serem batidas, que não precisam necessariamente ser em seu corpo (por exemplo, estipule metas de comparecimento de treino, de dieta e outros fatores importantes). Além disso, é importante ter objetivos em longo prazo, para saber onde você quer chegar. Pois caso contrário, é muito fácil de um iniciante se perder pelo caminho e não atingir nada.

7° Nem sempre suplementar é necessário:
Creio que se criou uma certa euforia em torno dos suplementos, o que faz com que muitos iniciantes achem que seja necessário suplementar desde o início. Acredito que cada caso mereça atenção individualizada, mas no geral, uma pessoa que se alimente de maneira adequada e seja um iniciante, não precisa suplementar sua dieta. Principalmente nos primeiros 6 meses, com medidas simples e com uma dieta balanceada, a grande maioria das pessoas já consegue todos os nutrientes necessários. Mas vale ressaltar, que cada caso precisa de uma análise específica, feita por um nutricionista esportivo.

Estes são alguns fatores que podem fazer com que seu treino seja muito mais eficiente e seguro. Mas lembre-se sempre, que seu treino precisa ser prescrito e acompanhado por um profissional de educação física.

Bons treinos!

 

Fonte: Treinomestre

Newsletter Signup

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Quanto tempo esperar para treinar novamente um músculo dolorido?

Treino

Newsletter Signup