Connect with us

Nutrição e Dieta

Conheça os benefícios do inhame e as melhores formas de se consumir

Também conhecido como cará em algumas regiões, o inhame traz inúmeros benefícios para saúde e seu preparo é bem simples. Saiba também se ele engorda ou emagrece.

Quem mora na região Norte e Nordeste do Brasil já conhece muito bem essa raiz que traz inúmeros benefícios para a saúde. É frequentemente consumida no café da manhã, mas pode fazer parte de vários tipos de receitas no almoço o jantar. A palavra inhame tem sua origem na África, mas a raiz dela é de parte inglesa que significa “sabor”. Ele pode ser considerado um alimento funcional e é excelente para ser levado para o trabalho e consumido no lanche da tarde ou da manhã.

Os benefícios do inhame

Melhora o sistema imune
Em apenas 100 gramas de inhame é possível consumir 30% da quantidade de vitamina C que é recomendada por dia. A cultura popular já sabe que, quando estamos resfriados ou com alguma infecção na garganta, algumas combinações com limão, laranja e acerola ajudam na cura da doença. Isso acontece porque essas frutas possuem vitamina C, substância que aumenta a produção de glóbulos brancos, combatentes de agentes invasores.

Ajuda na visão
Esse benefício que o inhame oferece também é por causa da taxa de vitamina C presente nessa raiz. O nutriente, ajuda a retardar o envelhecimento, principalmente quando assunto é sobre a degeneração da mácula, uma parte da nossa retina que fica responsável por nos mostrar todos os detalhes de tudo o que vemos ao nosso redor.

Faz bem para o emagrecimento
Quem quer perder peso de forma saudável e sem passar fome pode comer inhame todos os dias. Ele é rico em fibras e carboidratos complexos. Essas duas características proporcionam maior saciedade fazendo com que você coma menos durante o dia. Por isso, o inhame é uma boa opção para aqueles momentos de fome fora das refeições em que é necessário fazer um lanche. Mas é preciso comer com moderação porque esse alimento é um pouco calórico.

É aliado do sistema circulatório
A parede dos nossos vasos pode se tornar bastante frágil com o passar do tempo e a presença da homocisteína, um aminácido que destrói essas paredes, não ajuda em nada. Por que o inhame pode ajudar? Porque ele contém vitamina B6, nutriente que ajuda a metabolizar a homocisteína evitando assim, que ela se acumule nos vasos, destruindo-os.

Controla a pressão arterial
Outro benefício importante do inhame para aqueles que sofrem com a Hipertensão Arterial ou apresentam predisposição. O potássio é um mineral que deve estar sempre em equilíbrio com o sódio. Enquanto este aumenta a concentração de líquidos no nosso organismo, o potássio elimina-os através da urina, reduzindo assim a pressão.

Previne o câncer
Voltando à vitamina C (essa vitamina realmente é muito potente), ela é um excelente agente antioxidante. E o que isso quer dizer? Bom, quer dizer que ela retarda o envelhecimento celular e também neutraliza a ação dos radicais livres que, em algumas vezes, tentam modificar a estrutura do DNA. Quando essas células modificadas começam a se multiplicar (algo que as nossas células fazem o tempo inteiro) é possível que um tumor comece a se formar.

O inhame engorda?

Como dito anteriormente, o inhame possui carboidratos complexos, algumas publicações de saúde publica listaram o inhame como um carboidrato de baixo índice glicêmico (37), isso significa que ele não provoca altos picos de insulina,  não gera fome constantemente e mantém a pessoa saciada durante mais tempo, resultando no controle de peso e em dietas balanceadas, até o emagrecimento. Claro que se houver um exagero em seu consumo, ai sim o inhame pode engordar. Caso contrário, se consumido moderadamente, não tem problemas maiores.

Como consumir o inhame

Bem, essa raiz pode ser consumida de várias e várias formas. Comê-lo cozido é uma boa forma já que, in natura, ele apresenta um sabor azedo, sendo este destruído pela ação do calor. É, normalmente, consumido puro ou então, como a acompanhamento de alimentos salgados. Hoje pode-se de fazer muitas coisas tendo o inhame como base, o nhoque, escondidinho de inhame,  pães, sopas, refogados e o purê de inhame. O sabor é muito bom.

 

Fonte: Treinomestre

 

Newsletter Signup

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Frango com Batata-doce: Os Benefícios dessa combinação na dieta e receitas light

Nutrição e Dieta

Cloreto de Magnésio, conheça todos os benefícios

Nutrição e Dieta

A importância e os benefícios do sono no ganho de massa muscular

Suplementação e Musculção

Beta-alanina e seus benefícios aliada a creatina

Suplementação e Musculção

ZMA: O que é, como tomar, efeitos e benefícios

Suplementação e Musculção

Musculação para idosos – Saiba todos os benefícios para a saúde

Treino

O poder da Vitamina C

Blog

Taurina – Benefícios no ganho de massa muscular e emagrecimento

Blog

Newsletter Signup