Connect with us

Blog

Dicas para não engordar no trabalho: dos hábitos alimentares à postura

Ter objetos à mão para se exercitar sem sair da mesa é uma dica

É muito comum a gente culpar a rotina de trabalho por eventuais quilinhos a mais. E faz sentido. A falta de tempo para exercícios físicos ou para uma alimentação balanceada não é papo furado; acontece, mesmo.

Mas existem outros fatores que contribuem para o ganho de peso e, quanto a estes, você pode tomar providências hoje, mesmo. Confira as dicas de especialistas para não engordar no trabalho.

Otimizar a nova rotina de trabalho a seu favor

Começar em um emprego novo e ganhar quilinhos no período de adaptação é quase certo. Mas a nutricionista Ione Leandro, da Onodera Estética, tem uma dica que faz muito sentido e você nunca deve ter pensado nisso antes: ter a sua própria rotina faz diferença na balança.

“Muitas vezes, ao iniciarmos um novo trabalho, acabamos nos adaptando à rotina dos colegas que podem ser inadequadas ao nosso perfil. Sendo assim, estabeleça sua própria rotina com horários de forma a sentir-se confortável”, diz ela. Se lanches e cafezinhos com brigadeiros não fazem parte da sua rotina, você não tem que ceder.

Em reuniões de trabalho

Você chega à sala de reunião e lá está aquele lanche irresistível. Sim, porque não dá para resistir àquele sanduíche fresquinho, àquele bolinho de cenoura, àquele refrigerante geladinho, seja a qualquer hora do dia.

Para isso, você precisará contar com a solidariedade dos colegas de trabalho. O jeito é não ter essas delícias ao alcance. Podem ser outras delícias. Saudáveis. “Iogurte em vez de salgadinhos, frutas no lugar dos doces e sanduíches leves em substituição à pizza, por exemplo“, sugere a nutricionista Sônia Almeira, do Vigilantes do Peso.

Beba água

Você passa muito tempo sentada em frente ao computador e mal tem tempo de levantar para pegar água no bebedouro da firma. Acontece, mesmo. Mas não pode.

Sabe um jeito de acabar com esse problema? É muito simples; você já deve ter visto alguns colegas fazendo e talvez ainda não tenha adotado, mas a garrafinha (cheia!) na mesa te faz  beber muito mais água do que você beberia sem tê-la ali, ao seu alcance.

“A água, além da hidratação, melhora a oxigenação, dando maior disposição e colaborando para o funcionamento do organismo. Por isso, mantenha uma garrafa de água na mesa para consumir ao longo do dia e, se preferir, aromatize com cascas de laranja ou gengibre. O ideal de consumo é entre 2 e 2,5 litros – de acordo com a necessidade de cada um”, ensina Ione.

Gaveta saudável

Equipe sua gaveta! E na hora que sentir vontade de ir até o café da firma, lembre-se dela. “Para evitar as comidas calóricas, mantenha lanchinhos saudáveis (castanha, damasco, frutas secas, bolacha integral) próximos à você para comer no intervalo das grandes refeições e manter o hábito de se alimentar-se a cada três horas; jejum não emagrece e faz com que você extrapole na próxima refeição“, explica Ione.

E se a sua desculpa é dar uma voltinha e acompanhar os amigos, isso não é problema;carregue o seu lanchinho saudável para onde for. Não custa nada.

Postura ereta

Passar muito tempo sentado dá barriguinha, sim. Por isso, fique atento à postura: barriga para dentro, coluna ereta.

“Nos ambientes em que se trabalha sentado, mantenha a postura ereta e o abdômen contraído para evitar erros posturaiss, amenizando o possível aparecimento daquela indesejada barriga do baixo ventre“, ensina Ione.

Mova-se

Ao longo do dia, levante-se a cada uma hora para melhorar a circulação das pernas e ativar o metabolismo. É o que ensina Ione. “Inclua uma atividade física no seu dia, para aliviar a tensão, combater o estresse e manter assim seu corpo saudável”, ensina ela.

O educador físico Rodrigo Fernandes, da Proaction Sports, sugere que você tenha alguns objetos à mão para exercitar sempre que possível; hand grip e bastão de massagem miofascial são boas opções, segundo ele.

Newsletter Signup

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Newsletter Signup