Connect with us

Nutrição e Dieta

Suplementação durante o treino, é mesmo necessário?

Debatemos nesse artigo sobre a necessidade do uso de suplementos durante o treino de musculação e até mesmo nos exercícios aeróbicos.

suplementos-durante-o-treinoSempre abordamos aqui no blog a necessidade de consultar um médico na hora de iniciar um treino físico e, com ainda mais prioridade, a consulta aos profissionais do assunto na hora de iniciar a suplementação com o intuito de alcançar melhores resultados durante os exercícios.

Existe uma infinidade de suplementos, os quais servem para diferentes objetivos dentro do treinamento físico. Entre tantos, é necessário sempre ter a noção que para suplementarmos nosso corpo, o mesmo deve necessitar de tal.

Além dos vários tipos de suplementos que existem para os diferentes propósitos no treino, o momento de tomá-los também difere, dependendo do tipo de suplemento e do objetivo do atleta. Vários atletas e especialistas no assunto acreditam que durante o treino a melhor “suplementação” seria somente a água e não repositores de energia e nutrientes.

agua-durante-treino1Entre os suplementos mais utilizados durante a realização de atividades físicas, os repositores energéticos, que auxiliam a poupar glicogênio ou eletrólitos durante os exercícios, principalmente em atividades aeróbicas. Tais produtos são realmente necessários em atividades que demandem por nutrientes mais específicos e que diminuam consideravelmente durante os exercícios, assim como atividades com uma carga de intensidade e de duração muito grande.

O glicogênio é uma das maneiras que o corpo armazena energia, principalmente glicose. Quando realizamos exercícios o corpo necessita de energia, por isso, muitas vezes, usa o glicogênio armazenado no organismo. Quando o glicogênio é utilizado, o atleta emagrece, perde peso e diminui as taxas de gordura no organismo.

Em exercícios aeróbicos durante 30 ou 40 minutos o objetivo principal é a queima de gordura, a qual tem a queima de glicogênio dentro desse processo. Quando o atleta faz a reposição de glicogênio com suplementos, principalmente durante o treino, tal atividade não chega ao resultado esperado, porque o corpo não queima as calorias, já que elas são repostas imediatamente.

whey-protein-maltodextrina-durante-o-treino1Além dos repositores energéticos, alguns suplementos, como o Whey Protein, têm sido usados durante os treinos também. Muitas embalagens de produtos exemplificam o uso do mesmo em certos horários, incluindo durante os treinos. Contando que o corpo necessita de um certo tempo para metabolizar os nutrientes que entram no organismo, principalmente tais compostos que são complexos, especialmente por terem proteínas e carboidratos em sua formulação, o uso ficaria inviável. A possibilidade de consumir uma quantidade grande, a qual poderia causar um tipo de indigestão, existe. Quando o corpo está em atividade física, a energia é destinada aos processos que fazem parte do exercício. Quando o corpo se alimenta, a energia deve ser desviada para outros processos, que fazem parte da metabolização dos alimentos. Por isso, a utilização de suplementos com bases em proteínas e carboidratos, atrapalha na atividade física e na construção dos músculos, pois esse processo necessita de energia, a qual seria desviada ou dividida para auxiliar no processo de digestão.

Conclusão

Alguns anos atrás abordamos em outro artigo aqui no Treino Mestre sobre a importância de se preocupar com a dieta durante todo dia e não apenas antes ou depois do treino, onde vimos que a nutrição baseada em nossa construção muscular não pode ser concentrada em uma única refeição, e isso serve também para suplementação. Primeiro que seus músculos não são construídos durante os treinos, achar que suplementar nesse momento vai fazer toda diferença, pode esquecer essa ideia. Deixar de suplementar nesse momento também não haverá uma catabolização que venha prejudicar seus ganhos. Se você tem uma dieta bem elaborada ao longo do dia, seu corpo está preparado para os “danos” causados durante os treinos e exercícios e a única necessidade mesmo é a hidratação com água e ponto final. Guarde os suplementos para o pós-treino onde também já debatido aqui, está mais que comprovado que por causa da “janela de oportunidades” seu corpo fará bem mais proveito deles aliada a rápida absorção de alguns, como no caso da whey protein e outros auxiliares como maltodextrina, creatina e daí por diante.
Temos vários artigos e informações sobre a Whey Protein e outros suplementos citado nesse artigo, que podem esclarecer todas as dúvidas quanto aos melhores períodos para tomar e quais seus efeitos, vale a leitura ?

Tem quem coloque por questão de performance durante o treino, os pré-treinos como NO2 (óxido nítrico), que são tomados um tempo antes de ir treinar e sentem mudanças significativas no aumento de força, pump e recuperação. Apesar de eu não apreciar os óxidos nítricos, vasodilatadores, etc, não vejo nada contra se o atleta sente benefícios e melhores rendimentos.

Algumas vezes, somente com uma dieta bem elaborada, associada a exercícios físicos diários, os resultados podem ser alcançados de maneira rápida e eficiente. Se você não tiver conhecimentos suficientes, consulte um nutricionista esportivo para saber a real necessidade de utilizar suplementos, seja antes, durante ou depois dos treinos.

por Raquel Torres Costa Bressan Redatora formada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa.

Newsletter Signup

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

DESAFIO ESPARTANO de Obstáculos 2022

Blog

Picolinato de cromo Emagrece Mesmo? Veja Para que serve!

Emagrecimento

Barriga Tanquinho: Treino e Dieta para um abdômen definido!

Treino

6 erros comuns de treino e dieta que as mulheres cometem

Treino

Por que deltoides fracos estão acabando com seu treino de membros superiores?

Treino

Treino HIIT – Indicações e progressões

Treino

Não está mais vendo resultados na musculação? 5 erros que você pode estar cometendo!

Treino

14 Receitas de lanches e refeições pré e pós-treino

Nutrição e Dieta

Treino com TRX: melhores exercícios, execuções e cuidados

Treino

Melhores alongamentos para lombar: 6 Exercícios que não podem faltar em seu treino!

Suplementação e Musculção

Newsletter Signup