Connect with us

Treino

Treinamento Funcional: O que é, benefícios e exercícios

Melhorar o condicionamento físico tem sido uma das maneiras encontradas para vários atletas de diferentes modalidades esportivas, como surf, futebol, lutadores, vôlei, para melhorar a performance em seus respectivos esportes. Uma nova tendência de exercícios é o chamado Treinamento Funcional, que foca, na maioria das vezes, na melhoria do condicionamento físico, privilegiando a prevenção e a recuperação de vários tipos de lesões. Tendo visto isso, muitos desportistas têm optado por esse treino paralelamente aos exercícios da modalidade esportiva que praticam.

O que é Treinamento Funcional:

Esse tipo de treino foi criado nos Estados Unidos, começando somente agora a ser difundido aqui no Brasil. Abrangendo exercícios fundamentais ao corpo humano, como empurrar, agarrar, girar, lançar, o treinamento funcional está envolvido com a geração motora específica, especialmente no controle do sistema músculo-esquelético.

Não somente atletas têm praticado esse tipo de exercícios. Várias pessoas têm buscado outras maneiras de melhorar seus desempenhos, seja na parte esportiva ou estética. O ponto forte desse tipo de treino, além da melhora do condicionamento físico, é a grande perda de gordura corporal e a definição e manutenção da massa magra corporal.

Benefícios do Treinamento Funcional

Os benefícios do treinamento funcional são grandes, como a melhora no teor de colesterol e açúcar no sangue. Outros benefícios que podem ser citados são: Melhora na postura, diminuição de lesões, melhoria no desempenho atlético, aumento na resistência cardiovascular e muscular, maior flexibilidade corporal, entre outros.

A mais importante e principal característica nessa modalidade de treino é a integração do movimento corporal à realização de exercícios. Através de sessões de mobilidade e estabilidade, o corpo trabalha sob grande impacto, principalmente na área do tronco e da musculatura abdominal, os quais devem dar sustentação ao corpo.

Treinamento funcional e exercícios de musculação

Caso a pessoa queira não somente o condicionamento físico, mas também a hipertrofia muscular, é possível através de tipos diferentes de treino. O treinamento funcional acredita que não importa a carga nesse caso, mas sim a qualidade ao executar os exercícios. Ao conhecer suas contrações musculares, o praticante dessa modalidade consegue identificar a melhor maneira de praticar o exercício. Alguns dos exercícios mais utilizados neste tipo de treinamento são: Extensores do quadril, estabilização do tronco e dos ombros, mobilização do quadril, entre outros.

Para as pessoas que querem iniciar nessa modalidade, é necessário ter um profissional do esporte que tenha grande conhecimento no treinamento funcional. Além disso, é necessário fazer uma avaliação física com um médico para ver se o esportista poderá praticar tais exercícios. O esportista iniciante deve iniciar esse treino através da adaptação, ou seja, com exercício do corpo inteiro, a partir dos músculos motores primários, indo para os sinergistas, todos intercalados com exercícios para o abdômen.

Especialistas no treino acreditam que é necessário manter seis semanas de adaptação, para proteger os tendões e ligamentos. Durante as primeiras semanas de treino, faça 20 repetições, com o intuito de treinar o cérebro, que gravará a imagem do exercício na memória. Intercale, durante a semana, com descansos ou exercícios aeróbicos. Os treinos com exercícios funcionais poderiam acontecer em 2 séries de 20 movimentos, com um descanso curto de 20 segundos, durante quatro ou seis semanas, nas segundas, quartas e sextas. O exercício aeróbico ou o descanso, dependendo do condicionamento físico do praticante, ficaria nos outros dias da semana.

Equipamentos

Muitos dos exercícios durante a adaptação ou após esse período podem ser feitos com o peso do próprio corpo, cabos, pesos, bolas, elásticos etc. Em sua grande maioria, os exercícios são motivacionais, fazendo com que o praticante empenhe-se e dedique-se ao treino. Para conseguir o total benefício desse treino é necessário ser acompanhado por um profissional do esporte. Também é necessário que a pessoa passe por exames médicos, pois esse treino é de alto impacto e é importante ter um preparo físico prévio a ele.

Abaixo separamos alguns vídeos de profissionais renomados aqui no Brasil com grande conhecimento na área de treinamento funcional, dentre eles e não poderia deixar de citar, o Prof. Cauê La Scala Teixeira no qual eu (Admin Carlos) já tive a oportunidade de treinar em uma academia em que ele dava aula, e foi de grande valia, pois aprendi muito com esse excelente profissional.

Treinamento Funcional e Core Training

Treinamento Funcional Para Corredores:


Treinamento Funcional para  lutadores de Jiu-Jitsu

Treinamento funcional para idosos

 

Fonte: Treinomestre

Newsletter Signup

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

Newsletter Signup