Connect with us

Nutrição e Dieta

A importância da alimentação para se ter uma “barriga definida”

A dieta bem elaborada tem papel fundamental para se conseguir um “abdômen definido”, veja nossas dicas de alimentos.

Chegando o verão, muitas pessoas buscam a definição de músculos, especialmente da barriga. Uma das principais coisas que se deve fazer na hora de secar a barriga, ou perder peso, é ficar atento à alimentação. Ela uma das responsáveis pela queima das gorduras da região abdominal, além de diminuir o nível de gordura corporal. Exercícios atrelados à alimentação correta fazem secar a barriga e dar aquele aspecto de tanquinho, deixando os músculos à mostra, situação tão perseguida, principalmente no verão.

Como definir o abdômen?

barriga-definidaO aspecto de tanquinho só é possível ter quando a capa de gordura diminui ao ponto dos músculos trabalhados possam ser vistos. Algumas dicas são imprescindíveis na hora de alcançar a tão sonhada barriga chapada.

Os principais alimentos que podem auxiliar na queima da indesejável gordura abdominal são de efeito termogênico. Eles são responsáveis por acelerar o metabolismo, queimando mais calorias. Porém, é necessário que seu organismo se adapte a tal situação. Não adianta somente comer alimentos termogênicos para que a queima de gordura aconteça. É necessário diminuir a ingestão de calorias, em relação ao que é queimado. Somente assim o corpo poderá realmente queimar as gorduras.

Outro ponto importante é a razão calorias consumidas versus calorias queimadas. Quando consumimos menos calorias do que gastamos, o corpo terá que dispor de suas reservas para realizar suas funções e atividades diárias, as quais demandam por certas quantidades de energias. As reservas, normalmente, são as gorduras depositadas em locais estratégicos no corpo, como barriga, braços, pernas, costas e pescoço. Ao gastar a energia, não tendo ingerido a quantidade necessária, o corpo irá em busca dessa reserva, queimando-a. Por isso, quando você for montar suas refeições diárias, opte por alimentos com menos teor calórico, além de menos gordura e lipídios.

Alimentos para incluir na sua dieta

dieta-emagrecer-barriga-definida1Alimentos como queijos e carnes brancas possuem menos gordura, consequentemente menor teor de calorias. Frutas e verduras devem ser adicionados, pois dão saciedade, diminuindo a vontade de se alimentar mais vezes e de alimentos mais calóricos.

Alimentos ricos em fibras, como os integrais, as frutas e verduras, são importantes para o processo de perda de gordura e emagrecimento. Os produtos integrais são ricos em vitaminas No caso de produtos industrializados, como pães e biscoitos, o processamento ocorre com a casca, a qual, quando entra no organismo, é responsável por liberar glicose de maneira lenta. Quando o corpo recebe a glicose de maneira mais devagar, o pâncreas diminui a fabricação de insulina, que é responsável por levar a glicose aos pontos necessários no corpo. Quando consumimos alimentos com glicose de fácil absorção, a insulina chega a níveis muito elevados, os quais além de serem prejudiciais à saúde corroboram para causar a reserva de glicose na região do abdômen inferior.

Os alimentos integrais, além da qualidade mencionada acima, também possuem muitas fibras. Tais não são totalmente digeridas pelo organismo, indo diretamente para o intestino. Além de causarem saciedade, pois é um alimento com maior massa consumida, porém não é assimilada, limpam o organismo, protegendo o corpo de várias doenças.

Como foi falado, alimentos com açúcar de fácil assimilação podem causar uma demanda por insulina, a qual aumenta a possibilidade de armazenamento de reservas, ou seja, a glicose, no abdômen inferior. Para evitar isso, os alimentos com baixo índice glicêmico são os mais aconselhados. Mesmo se tratando de carboidratos, eles possuem menos glicose de fácil assimilação, por isso auxiliam na queima de gordura. Quando o corpo precisa realizar muitos processos para assimilar algum nutriente, ele queima calorias. Por isso, alimentos mais complexos, como os integrais ou aqueles com baixo índice glicêmico, são ótimos para queimar calorias.

Exercícios abdominais ajudam a definir barriga?

abdominal-na-bola1Os exercícios que ajudam a queimar as gorduras do abdômen não são necessariamente locais, ou seja, não é somente o abdominal que auxiliará a definir a barriga. O abdominal atinge os músculos do abdômen. Porém, para que estes sejam vistos, é necessário perder a capa de gordura que os escondem por debaixo da pele. Portanto, para conseguir que a gordura saia daquele ponto, é necessário causar a queima calorias de maneira global. Exercícios que alcançam esse objetivo são os aeróbicos. Corridas, danças, lutas são excelentes para causar a queima da gordura acumulada no abdômen.

Os abdominais são muito importantes também. Eles queimam um pouco de gordura quando são realizados, mas os objetivos reais desse exercício é causar a definição dos músculos. Quando a gordura abdominal for reduzida, os músculos do abdômen estarão mais definidos e poderão ser vistos.

Antes de modificar seu padrão alimentar e iniciar exercícios, consulte um médico e faça os exames necessários. Sempre realize exercícios com o acompanhamento de um profissional do esporte. Beba muito líquido, a hidratação é responsável por auxiliar e muito na perda de gordura.

 

Fonte: Treinomestre

Newsletter Signup

2 Comments

2 Comments

  1. Pingback: 3 coisas que você deveria saber sobre definição muscular – Diário de Atleta

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS VISTOS

8 Dicas de alimentação para iniciantes na musculação

Nutrição e Dieta

Macronutrientes e Micronutrientes: O que são, sua importância na dieta e melhores fontes

Nutrição e Dieta

Dicas para acabar com o Culote – Alimentação, exercícios e tratamentos

Emagrecimento

A importância do dia do Lixo

Nutrição e Dieta

Controle a alimentação a partir da mente

Nutrição e Dieta

A importância e os benefícios do sono no ganho de massa muscular

Suplementação e Musculção

A importância dos antioxidantes, inclusive na musculação

Nutrição e Dieta

Dieta – 7 dicas de alimentação para iniciantes na musculação

Nutrição e Dieta

Newsletter Signup